Disciplina - detalhe

LSO5881 - Físico-Química Aplicada à Ciência do Solo


Carga Horária

Teórica
por semana
Prática
por semana
Créditos
Duração
Total
4
2
8
15 semanas
120 horas

Docentes responsáveis
Marcelo Eduardo Alves

Objetivo
Ampliar a compreensão de conceitos de Físico-Química relacionados à Ciência do Solo;
Capacitar o pós-graduando a executar cálculos químicos computacionais e a interpretar criticamente seus resultados.

Conteúdo
(1) REVISÃO DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS: 1. Soluções aquosas. 2. Expressões quantitativas de concentração. 3. Cálculos de diluição. 4. Velocidade de reações químicas. 5. Efeitos da concentração e da temperatura sobre a velocidade de reações. 6. Ordem de reações. 7. Equilíbrio químico.
(2) TERMODINÂMICA DE SOLUÇÕES AQUOSAS: 1. Primeira lei da termodinâmica. 2. Entalpia. 3. Entalpia de reação. 4. Lei de Hess. 5. Espontaneidade de reações química. 6. Entropia e segunda lei da termodinâmica. 7 Energia livre de Gibbs. 8 Energia livre e temperatura. 9. Energia livre e constante de equilíbrio. 10. Equação de Van´t Hoff.
(3) ATIVIDADE EM SOLUÇÕES AQUOSAS: 1. Propriedades coligativas de soluções eletrolíticas. 2. Atividade iônica. 3. Cálculo de coeficientes de atividade com as equações de Debye-Hückel, de Truesdell-Jones e de Davies. 4. Constante de equilíbrio termodinâmico.
(4) EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE: 1. Teorias ácido-base de Arrhenius e de Brönsted-Lowry. 2. Escala de pH. 3. A auto-ionização da água. 4. Força de ácidos e bases. 5. O ácido sulfúrico. 6. pH de soluções salinas. 7. Soluções tampão. 8. Curvas de titulação ácido-base. 9. Emprego do software Visual MINTEQ em cálculos exatos de pH de soluções aquosas, na simulação de curvas de titulação ácido-base e na elaboração de diagramas de distribuição de espécies químicas em função do valor de pH de soluções de bases e de ácidos fracos.
(5) EQUILÍBRIO DE COMPLEXAÇÃO: 1. Teoria ácido-base de Lewis 2. Conceitos de compostos de coordenação. 3. Teorias de formação de compostos de coordenação. 4. Constante de estabilidade condicional. 5. Aquo-complexos. 6. Quelação de íons por moléculas orgânicas. 7. Efeitos da complexação/quelação sobre a biodisponibilidade de elementos químicos. 10. Cálculos de complexação/quelação com o emprego do software Visual MINTEQ.
(6) EQUILÍBRIO DE SOLUBILIDADE: 1. Solubilidade. 2. Constante do produto de solubilidade. 3. Fatores que afetam a solubilidade. 4. Precipitação. 5. Diagramas de estabilidade. 6. Cálculos com o software Visual MINTEQ enfocando os efeitos do pH, da força iônica e da formação complexos/quelatos na solubilidade. 7. Elaboração de curvas de precipitação utilizando o software Visual MINTEQ.
(7) EQUILÍBRIO DE OXIRREDUÇÃO: 1. Conceitos básicos. 2. Potencial padrão de redução. 3. Equação de Nernst. 4. Atividade do elétron (pe). 5. Potencial redox (Eh). 6. Diagramas pe x pH e Eh x pH. 7. Cálculos com o software Visual MINTEQ enfocando a obtenção de diagramas de distribuição de espécies em função de valores de pe.
(8) ESPECIAÇÃO DE SOLUTOS EM SOLUÇÕES AQUOSAS: 1. Conceituação e importância da especiação de solutos. 2. Bases matemáticas da especiação de solutos. 3. Dados analíticos necessários à especiação de solutos. 4. Uso dos modelos Stockholm Humic e NICA-Donnan na modelagem da quelação de solutos por substâncias húmicas. 5. Efeito das condições de oxirredução sobre a especiação de solutos. 6. Especiação de solutos em soluções aquosas utilizando os aplicativo computacional Visual MINTEQ.

Bibliografia
APPELO, C.A.J.; POSTMA, D. Geochemistry, groundwater and pollution. 2nd. Ed. Leiden: A.A. Balkema Publishers. 2005. 649p.
BROWN, T.L.; LEMAY Jr., H.E.; BURSTEN, B.E.; MURPHY, C.J.; WOODWARD, P. Chemistry: The central science. Upper Sadle River: Pearson Education, Inc. 2009. 1117p.
ESSINGTON, M.E. Soil and water chemistry: An integrative approach. Boca raton: CRC Press. 2004, 534 p.
FREISER, H.; FERNANDO, Q. Ionic equilibria in analytical chemistry. New York: John Wiley & Sons Inc. 1963, 334p.
GARRELS, R.M.; CHRIST, C.L. Solutions, minerals and equilibria. New York: Harper & Row Publishers Inc., 1965. 450p.
HARNED, H.S.; OWEN, B.B. The physical chemistry of electrolytic solutions. New York: Reinhold Publishing. 1950, 645p.
JACKSON, M.L. Soil chemical analysis: Advanced course. 2nd. Ed. Madison: Parallel Press. 2005. 930p.
LANGMUIR, D. Aqueous environmental geochemistry. Upper Saddle River: Prentice-Hall, Inc. 1997. 600 p.
LINDSAY, W.L. Chemical equilibria in soils. New York: John Wiley & Sons Inc. 1979. 449p.
RODELLA, A.A. Introdução à especiação iônica em solução aquosa. Piracicaba: FEALQ. 2006. 141 p.
TABATABAI. M.A.; SPARKS, D.L. Chemical processes in soils. Madison: Soil Science Society of America, Inc. 2005. 723 p.
WOLT, J.D. Soil solution chemistry: applications to environmental science and agriculture.New York: John Wiley & Sons Inc. 1994. 345p.