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Avaliação do status da GIRS
Box 36:
Etapas no processo de amostragem
[7]
Passo 1:
Definir (perfil) sua população-alvo – decidir
quais fatores são importantes.
Passo 2:
Decidir como obter uma amostra que seja o
reflexo deste perfil (sua estratégia de amostragem).
Passo 3:
Decidir quão exatos os resultados que você
quer que sejam – o tamanho da amostra vai depender
disso.
Passo 4:
Desenhar a sua amostragem de uma forma que
reduza a influência.
Passo 5:
Coletar os dados.
Passo 6:
Mensurar os dados para corresponder à sua
população-alvo, se necessários
Definir a Linha de Base
Essa seção fornece orientações sobre os dados que
serão coletados para definir a linha de base que serão
posteriormente analisadas, avaliadas e utilizadas na par-
te de planejamento. Os seguintes aspectos são descritos:
• Demografia
• Condições socioeconômicas
• Políticas atuais
• Configuração institucional da gestão de resíduos
• Linha de base de resíduos
• Práticas & Infraestrutura existentes
• Economia & Financiamento Atuais do Sistema GRS
Demografia
Dados demográficos são necessários para desenvolver
projeções no futuro. Isto também é uma informação es-
sencial para:
• Assegurar que as áreas anteriormente desaparecidas,
tais como assentamentos informais sejam considerados;
Incluir variações sazonais de população, por exemplo,
devido ao turismo
• Formar a base para os volumes e tipos de resíduos
projetados;
• Avaliar a recuperação financeira
• Avaliar a necessidade de serviços de gestão de resí-
duos e de infraestrutura.
População de Base:
A quantificação da população de
base é necessária a fim de calcular o crescimento da po-
pulação na seção de projeções. Isto pode ser obtido a
partir dos números mais recentes dos censos para a área
sob consideração.
Condições Socioeconômicas
Dados socioeconômicos e de informação fornecem ba-
ses úteis sobre fatores que influenciam a quantidade e a
composição da produção de resíduos e as reações prová-
veis da comunidade para iniciativas de resíduos.
[5]
A fim de determinar as taxas de geração de resíduo
atuais, as quantidades de resíduos futuros e estimar os
materiais recicláveis, a distribuição socioeconômica pre-
cisa ser identificada. As categorias típicas são:
• Alta renda e áreas de baixa densidade populacional;
• Renda média, áreas de média densidade populacional;
• Baixa renda, áreas de alta densidade populacional;
• Assentamentos informais
Estes dados e informações podem ser usadas para
explicar as tendências passadas nos dados, e ajudar
a comparar o desempenho das autoridades ou ní-
vel de produção de resíduos, ou explicar a base das
decisões de outras partes interessadas. Além disso,
quando ligados a informações de cada família / pro-
dução per capita, os dados sobre a evolução do do-
micilio podem facilitar novas previsões de aumento
de resíduos.
[5]
É importante correlacionar cada categoria de rendi-
mento ou cada área com a produção de resíduos espe-
cialmente diferentes (kg / proprietário / dia ou por ano),
a fim de obter uma abordagem mais ou menos realis-
ta dos resíduos gerados. Para maiores informações ver
adiante o parágrafo sobre quantidades de resíduos.
Políticas Atuais
Uma ampla gama de políticas pode estar disponível em
nível internacional, nacional, regional e local. Em nível
internacional, vários tratados multilaterais e bilaterais
e acordos, incluindo a Convenção da Basiléia, estão dis-
poníveis. As políticas nacionais podem ter mais de uma
perspectiva: elas podem ajudar a melhorar a gestão de
resíduos no que diz respeito às condições locais e/ou
podem ajudar a cumprir os tratados e acordos interna-
cionais. Além disso, as políticas locais podem ter impor-
tância, pois emmuitos países a gestão de resíduos é uma
questão local tratada pelos governos locais. O objetivo
dessas diretrizes é coletar políticas nacionais e locais
existentes.
[8]
As políticas são traduzidas em instrumentos legais e
econômicos para sua implementação. Portanto, é essen-
cial fornecer informações sobre políticas de resíduos e
dados atuais sobre os instrumentos jurídicos e econômi-
cos disponíveis.
Instrumentos Legais
Leis, Atos e Regulamentos nacionais podem fornecer
as informações necessárias sobre as disposições e os ob-
jetivos que foram definidos em nível nacional ou local. É
essencial que as leis de resíduos sejam levadas em conta
na elaboração do PGIRS.
Além disso, é necessário identificar cada item em uma
Tabela em nível nacional e regional, incluindo legislação e
políticas, e os regulamentos e as regulamentações locais.