Disciplina - detalhe

Português, Brasil

ADM4024 - Empreendedorismo e Inovação


Carga Horária

Teórica
por semana
Prática
por semana
Créditos
Duração
Total
2
2
8
15 semanas
120 horas

Docentes responsáveis
Catarina Barbosa Careta
Mateus Cecilio Gerolamo

Objetivo
Em um mundo cada vez mais dependente da exploração efetiva das tecnologias da informação, este módulo equipa os alunos com competências e habilidades analíticas para investigar os desafios tecnológicos em contextos organizacionais dinâmicos. Os alunos pesquisam, avaliam e aplicam soluções inovadoras adequadas para atingir objetivos estratégicos e vantagem competitiva.

Conteúdo
O módulo está organizado em 6 Unidades de Aprendizagem (LU). No final de cada LU o aluno irá propor um ensaio de 2000-3000 palavras na língua inglesa que, no final do módulo, se consolida como um relatório final. O conteúdo do módulo é o seguinte:
Unidade 1: Tecnologia e Inovação nas Organizações
Objetivos de aprendizado:
• Analisar o papel da inovação tecnológica nos negócios e na vida
• Analisar formas de inovação nas empresas
Unidade 2: Organizando para inovar
Objetivos de aprendizado:
• Analisar o papel das culturas organizacionais no fortalecimento da inovação e mudança
• Analisar o uso de tecnologias de informação em práticas inovadoras
• Avaliar criticamente a gestão da mudança para a implementação da inovação
Unidade 3: Fazendo sentido do processo de inovação
Objetivos de aprendizado:
• Analisar métricas de inovação
• Analisar modelos de processos de inovação nas organizações
• Avaliar as características organizacionais que determinam o sucesso da implementação
Unidade 4: Tecnologia e inovação na prática
Objetivos de aprendizado:
• Analisar a natureza da intervenção de tecnologia da informação (TI)
• Avaliar a adequação e viabilidade da inovação • Analisar o papel das tecnologias em empresas de serviços e manufatura
Unidade 5: Roteiro de tecnologia
Objetivos de aprendizado:
• Avaliar criticamente a conexão entre inovação tecnológica e capacidades e competências organizacionais
• Analisar roteiros de tecnologia para planejamento de negócios e tecnologia
Unidade 6: Inovação e Sociedade
Objetivos de aprendizado:
• Avaliar a inovação tecnológica aberta em uma empresa
• Analisar a inovação aberta e social em uma empresa
• Avaliar criticamente a relação entre empreendedorismo e inovação aberta
• Analisar ideias inovadoras de crowdsourcing para organizações

Bibliografia
Leitura Obrigatória
Adams, R., J. Bessant, & R. Phelps, (2006) ‘Innovation Management Measurement: A Review’, International Journal of Management Reviews, 8 (1) pp.21-47
Boudreau, K. J., & K. R. Lakhani, (2013) ‘Using the Crowd as an Innovation Partner’, Harvard Business Review, 91 (4), Available at: https://cb.hbsp.harvard.edu/cb/pl/21976796/21976798/138eab3a4805c4f8d4d51f7d1cafc433
Chesbrough, H. W. The Future of Open Innovation: The future of open innovation is more extensive, more collaborative, and more engaged with a wider variety of participants. Research-Technology Management, 60 (1), pp.35-38, 2017
Christensen, C. M.; Kaufman, S. P.; Shih, W. C. Innovation killers: how financial tools destroy your capacity to do new things. Harvard Business Review, 2008
Cunha, J. V., & W. J. Orlikowski, (2008) ‘Performing Catharsis: The Use of Online Discussion Forums in Organizational Change’, Information and Organization, 18 (2) pp.132-156
Granstrand, O.; Holgersson, M. Innovation ecosystems: A conceptual review and a new definition. Technovation, 90 (91), 2020
Hansen, M. T., & J. Birkinshaw, (2007) ‘The Innovation Value Chain’, Harvard Business Review, 85 (6), Available at: https://cb.hbsp.harvard.edu/cb/pl/21976796/21977402/8e117ffd555ccba6422e80d4bae7a3df
Harvard Business School Press, (2003) ‘Types of Innovation: Several Types on Many Fronts’, in Managing Creativity and Innovation, Boston, MA: Harvard Business School Publishing
Klein, K. J., & A. P. Knight, (2005) ‘Innovation Implementation Overcoming the Challenge’, Current Directions in Psychological Science, 14 (5) pp.243-246
Lichtenthaler, U., (2011) 'Open Innovation: Past Research, Current Debates, and Future Directions', Academy of Management Perspectives, 25 (1) pp.75-93
Martins, E. C., & F. Terblanche, (2003) ‘Building Organisational Culture that Stimulates Creativity and Innovation’, European Journal of Innovation Management, 6 (1) pp.64-74
Munir, K. A., & N. Phillips, (2005) ‘The birth of the “Kodak Moment”: Institutional Entrepreneurship and the Adoption of New Technologies’, Organization Studies, 26 (11) pp.1665-1687
Phaal, R., C. J. Farrukh, & D. R. Probert, (2004) ‘Technology Roadmapping—a Planning Framework for Evolution and Revolution’, Technological Forecasting and Social Change, 71 (1) pp.5-26
Phills, J. A., K. Deiglmeier, & D. T. Miller, (2008) ‘Rediscovering Social Innovation’, Stanford Social Innovation Review, 6 (4) pp.34-43
Sawhney, M., R. C. Wolcott, & I. Arroniz, (2006) ‘The Twelve Different Ways for Companies to Innovate’, MIT Sloan Management Review, 47 (3) pp.75-81
Swanson, E. B., & N. C. Ramiller, (2004) ‘Innovating Mindfully with Information Technology’, MIS Quarterly, 28 (4) pp.553-583
Von Schomberg, L.; Blok, V. The turbulent age of innovation. Synthese, 198 (19), p.4667-4683, 2021
Wessel, M., (2012) ‘Why Big Companies Can't Innovate’, HBR Blog Network, Posted: 27/09/12, Available at: http://blogs.hbr.org/cs/2012/09/why_big_companies_cant_innovate.html

Leitura Complementar
Ahmed, P. K., (1998) ‘Culture and Climate for Innovation’, European Journal of Innovation Management,1 (1) pp.30-43
Ali, M., A. Muhammad, & K. Park, (2011) ‘A Spiral Process Model of Technological Innovation in a Developing Country: The Case of Samsung’, African Journal of Business Management, 5 (7) pp.2874-2889
Damanpour, F., & J. D. Wischnevsky, (2006) ‘Research on Innovation in Organizations: Distinguishing Innovation-Generating from Innovation-Adopting Organizations’, Journal of Engineering and Technology Management, 23 (4) pp.269-291
Dodgson, M., D. Gann, & A. Salter, (2006) ‘The Role of Technology in the Shift Towards Open Innovation: The Case of Procter & Gamble’, R & D Management, 36 (3) pp.333-346
Garcia, R., & R. Calantone, (2002) ‘A Critical Look at Technological Innovation Typology and Innovativeness Terminology: A Literature Review’, Journal of Product Innovation Management, 19 (2) pp.110-132
Groenveld, P., (2007) ‘Roadmapping Integrates Business and Technology’, Research Technology Management, 50 (6) pp.49-58
Kanter, R. M., (1999) ‘From Spare Change to Real Change: The Social Sector as a Beta Site for Business Innovation’ Harvard Business School Working Knowledge, Posted: 14/12/99, Available at: http://hbswk.hbs.edu/item/2974.html
Kim, W. C., & R. Mauborgne, (2005) ‘Blue Ocean Strategy: From Theory to Practice’, California Management Review, 47 (3) pp.105-121
King, N., (1992) ‘Modelling the Innovation Process: An Empirical Comparison of Approaches’, Journal of Occupational and Organizational Psychology, 65 (2) pp.89-100
Klein, K. J., & J. S. Sorra, (1996) ‘The Challenge of Innovation Implementation’, Academy of Management Review, 21 (4) pp.1055-1080
Leidner, D. E., & T. Kayworth, (2006) ‘Review: A Review of Culture in Information Systems Research: Toward a Theory of Information Technology Culture Conflict’, MIS Quarterly, 30 (2) pp.357-399
Liao, A., C. E. Hull, & R. Sriramachandramurthy, (2013) ‘The Six Facets Model of Technology Management: A Study in the Digital Business Industry’, International Journal of Innovation and Technology Management, 10 (4) pp.1-24
Medina, C. C., A. C. Lavado, & R. V. Cabrera, (2005) ‘Characteristics of Innovative Companies: A Case Study of Companies in Different Sectors’, Creativity and Innovation Management, 14 (3) pp.272-287
Nonaka, I., & M. Kenney, (1991) ‘Towards a New Theory of Innovation Management: A Case Study Comparing Canon, Inc. and Apple Computer, Inc.’, Journal of Engineering and Technology Management, 8 (1) pp.67-83
Rinne, M., (2004) ‘Technology Roadmaps: Infrastructure for Innovation’, Technological Forecasting and Social Change, 71 (1) pp.67-80
Rothwell, R., (1994) ‘Towards the Fifth-Generation Innovation Process’, International Marketing Review, 11(1) pp.7-31
Schein, E. H., (1990) ‘Organisational Culture’, American Psychologist, 45 (2) pp.109-119
Segarra, G., (1999) ‘The Advanced Information Technology Innovation Roadmap’, Computers in Industry, 40 (2-3) pp.185-195
Slappendel, C., (1996) ‘Perspectives on Innovation in Organizations’, Organization Studies, 17 (1)
pp.107-129
Teece, D. J., G. Pisano, & A. Shuen, (1997) ‘Dynamic Capabilities and Strategic Management’, Strategic Management Journal, 18 (7) pp.509-533
The Times 100, (2013) Business Case Studies, Available at: http://businesscasestudies.co.uk/casestudies/by-topic/#axzz2YaMgAvYS
Wolfe, R. A., (1994) ‘Organizational Innovation: Review, Critique and Suggested Research Directions’, Journal of Management Studies, 31 (3) pp.405-431