Inscrição

Período de inscrição

Para ingresso no segundo semestre de 2024, as inscrições estarão abertas para os cursos de mestrado, doutorado e doutorado direto, de 1 a 31 de março de 2024, até as 23h59 (horário de Brasília).

Como se inscrever 

A inscrição deverá ser feita exclusivamente por e-mail.  Todos os documentos solicitados para a inscrição deverão ser digitalizados para o formato PDF e encaminhados em um único e-mail para o endereço inscricao.pg.esalq@usp.br, observando as seguintes orientações:

1. Documentos de inscrição encaminhados de forma fragmentada em diversos e-mails não serão considerados, portanto, certifique-se de que você já reuniu todos os documentos antes de encaminhar a sua inscrição.

2. Os documentos digitalizados devem estar legíveis, uma vez que serão avaliados por uma comissão. Evite tirar fotos, preferindo o uso de scanner ou aplicativos próprios para digitalização de documentos. A digitalização não requer resolução alta, mas deve-se atentar para que os documentos digitalizados não estejam invertidos, em formatos incomuns ou ilegíveis, pois sua avaliação poderá ser comprometida. 

3. Nomeie e numere seus arquivos na ordem em que aparecem na lista de documentos solicitados.
Ex.: 1. Formulário de inscrição, 2. Comprovante de pagamento, 3. Currículo, 4. Histórico Escolar da Graduação, 5. Diploma da Graduação, 6. Histórico Escolar do Mestrado, etc.

4. No título do e-mail escreva apenas o nome do Programa de Pós-Graduação ao qual está se candidatando e o curso (Mestrado ou Doutorado). Ex.: Ciência e Tecnologia de Alimentos (Doutorado)

5. No corpo do e-mail escreva apenas seu nome completo. Não há necessidade de redigir uma mensagem.

6. Caso esteja planejando realizar a inscrição no último dia, lembre-se de efetuar o pagamento da taxa de inscrição dentro do horário bancário, uma vez que comprovantes de agendamento de pagamento não serão aceitos.  Solicitações de redução da taxa de inscrição devem ser encaminhadas até 10/3/2024, conforme procedimentos descritos em https://www.esalq.usp.br/pg/reducao-taxa.

Uma semana após o encerramento das inscrições, os candidatos poderão verificar aqui as documentações recebidas pelo Serviço de Pós-Graduação.