Informações gerais

O Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (PPG-GMP) sediado no Departamento de Genética da ESALQ/USP, teve início em 1964, atuando em nível de Mestrado, e desde 1970 em nível de Doutorado. O PPG-GMP é um dos programas pioneiros, sendo o mais antigo em sua criação, na formação de recursos humanos em Genética e Melhoramento de Plantas no país.  O PPG-GMP tem um histórico sólido, constante, e inovador nos estudos em Genética no Brasil, com reconhecimento internacional. O PPG-GMP é um dos melhores programas na Área de Agrárias no Brasil onde já formou mais de 900 profissionais que atuam no desenvolvimento da agricultura e ciências básicas em Instituições públicas e privadas. 

PPG-GMP oferece disciplinas que podem ser classificados como introdutórias, de maneira a fornecer uma base generalista, e avançadas, onde discussões são induzidas em áreas essenciais a um desenvolvimento profissional em genética aplicada a agricultura e ciências básicas. Os docentes do programa contam com projetos financiados por Agências de Fomento a Pesquisa em nível Federal e do estado de São Paulo, sendo que a pesquisa em sua maioria é realizada em colaboração com os pós-graduandos. Nosso programa conta com um moderno ambiente laboratorial, assim como oferece facilidades para a pesquisa em casa-de-vegetação e experimentos em campo.

Os docentes do nosso Programa atuam como revisores ou editores em periódicos de destaque na área e de circulação internacional. Estudantes auto-motivados e de alto-desempenho podem participar em projetos colaborativos com Instituições de Pesquisa Internacionais e dentro de programas de duplo-diploma.  Os egressos do PPG-GMP atuam com sucesso em uma ampla variedade de organizações que incluem universidades, e institutos de pesquisa públicos e privados, no Brasil e no exterior, onde eles estabelecem lideranças em suas áreas.

Escopo

Nossos estudantes estão interessados em pesquisas relacionadas a genética de plantas que vão desde as cultivadas, as nativas ou espécies modelos, incluindo poliplóides, assim como os aspectos moleculares da sua interação com microrganismos. Os docentes do programa atuam nas seguintes áreas do conhecimento: Genética Quantitativa e Melhoramento de Plantas; Genética Estatística, Genética Microbiana, Genômica e Bioinformática, Citogenômica e Epigenética, Genética Molecular de Plantas, Biologia Evolutiva, Genética Fisiológica e Bioquímica, Bioenergia e mais recentemente Biologia de Sistemas.

Objetivo

Nosso objetivo é contribuir para gerar conhecimento e na formação de pesquisadores de alto potencial para o desenvolvimento da Genética, especializados em solucionar problemas antigos e aqueles emergentes em agricultura, melhoramento de plantas, recursos naturais, diversidade genética, energia e ambiente.

Títulos concedidos

Mestre e Doutor em Ciências, área de concentração em Genética e Melhoramento de Plantas

Próximas defesas


DataHoraCandidatoTítulo do trabalho
06/02/2018
14h00
Renan Silva e Souza
Mestrado
Análise de cruzamentos dialélicos para o desenvolvimento de soja tipo hortaliça com tolerância à ferrugem asiática
07/02/2018
08h00
Italo Stefanine Correia Granato
Doutorado Direto
snpReady e BGGE: pacotes do R para preparar dados genômicos e realizar predições genômicas
26/02/2018
13h00
José Maurício Terasawa
Doutorado
Identificação de QTLs em soja associados à resistência ao nematoide-das-lesões-radiculares