Documentação solicitada

A documentação deve estar completa, caso contrário o candidato será automaticamente excluído do processo seletivo.  

  1. Formulário de inscrição assinado e com foto 
  2. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (ver antes item 3 em Condições para a inscrição) no valor de R$ 100,00 (cem reais). O pagamento deve ser feito exclusivamente através de boleto bancário do Banco do Brasil. Clique aqui para gerar o boleto.
    - Solicitações de redução da taxa (50%) devem ser enviadas até 10/8/2023, exclusivamente através de formulário online. Detalhes » 
    - Candidatos estrangeiros que se encontram no exterior estão dispensados de pagar a taxa no ato de inscrição. Se selecionados, porém, deverão pagá-la ao efetuar a primeira matrícula.
    - Candidatos estrangeiros que estejam cursando graduação ou pós-graduação no Brasil e se encontram no exterior no momento da inscrição não estão dispensados de pagar a taxa no ato de inscrição.
  3. Currículo Vitae na plataforma Lattes (CNPq) ou ORCID atualizado. 
  4. Formulário de pontuação de CV atribuído pelo candidato disponível em "itens a serem pontuados". Para cada item a ser pontuado (últimos 5 anos), os documentos comprobatórios devem ser disponibilizados por meio de um repositório online (Google Drive, Dropbox, etc.) e o link correspondente incluído no formulário de pontuação. Comprovantes adicionais podem ser solicitados a qualquer momento no decorrer do processo seletivo.
  5. Histórico escolar do curso superior
  6. Diploma do curso superior - frente e verso
    - Caso ainda não o possua, apresentar documento comprobatório de colação de grau.
    - Caso ainda esteja cursando a graduação, apresentar atestado de provável formando.
    Atenção: caso obtenha aprovação no processo seletivo, a apresentação de documento que não o diploma obriga a apresentação, no ato da matrícula, de documento comprobatório em que conste data de colação de grau (dia/mês/ano) anterior ao último dia de matrícula na Esalq. A apresentação do documento é indispensável para efetuar a matrícula.
  7. Somente para inscrição no doutorado: histórico escolar do mestrado 
  8. Somente para inscrição no doutorado: diploma do mestrado - frente e verso
    Caso ainda não o possua, apresentar certificado de defesa indicando o título obtido e respectiva data de homologação (dia/mês/ano).
    Caso ainda esteja cursando o mestrado, apresentar atestado de previsão de defesa, emitido pelo orientador.
    Título de mestre obtido no exterior deve estar acompanhado da comprovação de reconhecimento ou equivalência de título.
    Atenção: caso obtenha aprovação no processo seletivo, a apresentação de documento que não o diploma obriga a apresentação, no ato da matrícula, de documento comprobatório em que conste a data de homologação do título anterior ao último dia de matrícula na Esalq. A apresentação do documento é indispensável para efetuar a matrícula.
  9. Preferencialmente, deve ser apresentada uma carta de aceite por parte do orientador
    Atenção: A lista de orientadores pode ser verificada no item Orientadores e linhas de pesquisa. Em caso de aprovação no exame de seleção do candidato que não possui o aceite prévio do orientador, o programa deverá indicar o orientador, e caberá ao aluno a decisão sobre a permanência ou não no programa.  

Exame de proficiência em língua inglesa: no caso de aprovação no processo seletivo, o aluno deverá comprovar sua proficiência em língua inglesa em até 12 meses da data da primeira matrícula no curso, de acordo com o Regimento da Comissão de Pós-graduação da Esalq/USP, respeitada a sua validade ou por 2 anos após a sua data de emissão. Os exames de proficiência aceitos e as pontuações mínimas necessárias constam na tabela aprovada pela CPG publicada na página do Serviço de Pós-Graduação da ESALQ.