Disciplina - detalhe

120 horas

Docentes responsáveis
Roberto Fritsche Neto

Objetivo
Esta disciplina fornece aos alunos conhecimentos e formação em genética e melhoramento de espécies alógamas cultivadas, incluindo as espécies anuais, semi-perenes e perenes. Assim, a disciplina é direcionada tanto para a pesquisa básica que envolve o estudo de estrutura genética de populações e delineamentos genético-estatísticos, quanto a pesquisa aplicada como o estudo de esquemas seletivos para o desenvolvimento e melhoramento de cultivares.

Conteúdo
Estrutura genética de espécies alógamas. Tamanho efetivo populacional. Conservação de acessos de bancos de germoplasmas. Covariância entre parentes em nível intra e interpopulacional. Componentes da variância genética em populações com qualquer nível de endogamia. Heterose e depressão por endogamia. Seleção de genitores parentais para a formação de populações-base. Respostas à seleção em nível intra e interpopulacional. Efeitos da deriva genética e da depressão por endogamia na resposta à seleção. Alterações na heterose e na depressão por endogamia via seleção. Respostas à seleção recorrente intra e interpopulacional. Comparações dos esquemas seletivos considerando espécies perenes, semi-perenes, anuais e com reprodução assexuada.Seleção Recorrente, Seleção Precoce, Índices de Seleção e observações repetidas no tempo. Respostas à seleção em ambientes submetidos a estresses abióticos. Respostas correlacionadas à seleção em diferentes níveis de endogamia. Marcadores Moleculares e melhoramento: Seleção assistida em programas de retrocruzamentos; formação de grupos heteróticos, predição de híbridos, seleção assistida em programas de melhoramento de caracteres quantitativos, seleção genômica ampla.

Bibliografia
BERNARDO, R. Breeding for quantitative traits in plants. 2ed. Stemma Press, 2010. 369 p.
BOS, I; CALIGARI, P. Selection methods in plant breeding. 2ed. Springer, 2008, 471 p.
HALLAUER, AR; CARENA, MJ; MIRANDA FILHO, LB. Quantitative genetics in maize breeding. 2 ed. Springer, 680 p.
MRORE, RA. Linear models for the prediction of animal breeding values. 3ed. CABI, 360 p.
SOUZA JR., C.L. Componentes da variância genética e suas implicações no melhoramento vegetal. FEALQ, Piracicaba. 1989. 134 p.
SOUZA JR., C.L. Melhoramento de espécies alógamas. In: Nass, LL; Valois, A.C.C.; Melo, I.S.M.; Valadares-Inglis, M.C. (eds.). Recursos genéticos & Melhoramento-Plantas. Fundação MT. 2001. Capítulo 8: 159-199.
VENCOVSKY, R; BARRIGA, P. Genética biométrica no fitomelhoramento. SBG, 1992, 486 p.
WALSH, B. Evolutionary quantitative genetics. University of Arizona, 371.