O estágio acadêmico em instituições de ensino no exterior pode ser realizado e reconhecido pela ESALQ, desde que obedecidos alguns critérios importantes.
Geralmente o contato com a instituição no exterior é realizado pelo próprio aluno (frequentemente com orientação de um docente da ESALQ).
Se aceito pela instituição no exterior, o aluno deve requerer a “matrícula no exterior” por um ou dois semestres, de acordo com as Resoluções CoG 4974/4605.
Documentos para formalização do pedido:
1) plano completo de estágio aprovado por docente orientador da ESALQ/CENA;
2) aceite da instituição estrangeira especificando o período da realização da atividade;
3) comprovante de seguro para o período descrito acima, conforme regras da USP;
4) Histórico escolar;
5) Requerimento para realização de intercâmbio no exterior.
Enviar os documentos para o e-mail outgoing.esalq@usp.br para aprovação da Comissão de Graduação
Se aprovado pela instituição de destino, o estudante deverá formalizar o pedido de realização de estágio no exterior diretamente no Serviço de Atividades Internacionais e complementar a documentação acima com comprovante de contratação de seguro-saúde.
IMPORTANTE: O estágio realizado nessa modalidade ("estágio no exterior") somente é passível de ser aproveitado para eliminação de disciplinas optativas, após avaliação da CoC e SVG no retorno do intercâmbio.
Para a realização de estágio no exterior que se enquadre como "Supervisionado", "Profissionalizante" ou "Vivencial" e TCC, o aluno deve contatar diretamente o SVG.
O orientador/supervisor na instituição estrangeira também receberá questionário do SVAInt para a avaliação de desempenho (ver item "de volta à ESALQ"), antes da validação de créditos.