Intercâmbio Internacional

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

 

Qualquer aluno de graduação ou pós-graduação da ESALQ pode cursar disciplinas em universidades estrangeiras, conveniadas ou não com a Escola, desde que cumpra os requisitos da ESALQ/USP e da instituição no exterior na qual pretenda realizar intercâmbio.

Na ESALQ, o Serviço de Atividades Internacionais (SVAInt) oferece suporte para a realização de intercâmbio, sendo papel do aluno, preferencialmente com orientação de um professor, buscar informações sobre a instituição na qual deseja realizar intercâmbio, elaborar um plano de estudos ou atividades e providenciar os documentos exigidos pela instituição.

Para os alunos da ESALQ existem três vias principais para realizar o intercâmbio:

 

1 - PROCESSOS SELETIVOS DA ESALQ OU DA USP

A USP e a ESALQ promovem processos seletivos para a realização de intercâmbio todos os semestres. A divulgação dos editais de seleção da ESALQ é realizada por meio do Boletim ESALQnet e na página do SVAInt, enquanto a divulgação dos editais da USP é realizada também no site da AUCANI - Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional e no Sistema Mundus.

Geralmente os documentos mínimos exigidos são:

Se aprovado pela ESALQ ou pela USP, o Serviço de Atividades Internacionais realizará a nomeação do estudante junto à instituição no exterior, a qual poderá aceitar ou não o pedido. Se aceito pela instituição de destino, o estudante deverá complementar a documentação com cópia da Carta de Aceite e de documento comprovando a contratação de seguro-saúde.

 

2. CANDIDATURA INDIVIDUAL DO ESTUDANTE PARA CURSAR DISCIPLINAS NO EXTERIOR

A maioria das universidades estrangeiras aceita estudantes internacionais na condição de aluno especial, permitindo que cursem disciplinas como estudante estrangeiro, desde que cumpram alguns requisitos. Para isso, o aluno precisará entrar em contato com a Universidade escolhida, verificar quais disciplinas pretende cursar e cumprir os procedimentos para candidatura exigido pela instituição no exterior. 

Os documentos a serem apresentados para candidatura na instituição de destino geralmente são:

  • Carta de apresentação, indicando a instituição de interesse;
  • Carta de recomendação de professor (referência);
  • Currículo;
  • Comprovante de proficiência no idioma do país de destino;
  • Histórico Escolar;
  • Plano de estudos aprovado por docente da ESALQ ou CENA.

Quando houver convênio entre a ESALQ ou a USP, qualquer estudante poderá solicitar autorização para realizar intercâmbio na instituição parceira, com isenção de taxas acadêmicas, desde que não seja realizado processo seletivo para a instituição no mesmo período.

Se aprovado pelo coordenador do acordo, o Serviço de Atividades Internacionais realizará a nomeação do estudante junto à instituição no exterior, a qual poderá aceitar ou não o pedido. Se aceito pela instituição de destino, o estudante deverá complementar a documentação com cópia da Carta de Aceite e de documento comprovando a contratação de seguro-saúde.

 

3. REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO NO EXTERIOR

O estágio acadêmico em instituições de ensino, laboratórios de pesquisa ou empresas no exterior pode ser realizado e reconhecido pela ESALQ, desde que obedecidos alguns critérios importantes.

Geralmente o contato com a instituição no exterior é realizado pelo próprio aluno (frequentemente com orientação de um docente da ESALQ).

Se aceito pela instituição no exterior, o aluno deve requerer a “matrícula no exterior” por um ou dois semestres, de acordo com as Resoluções CoG 4974/4605 e entregar a documentação no SVAINT, que posteriormente a encaminhará para análise da CoC e da Comissão de Graduação:

O estudante deve apresentar os seguintes documentos para formalização do pedido:

1)  plano completo de estágio aprovado por docente orientador da ESALQ/CENA;

2)  aceite da instituição estrangeira especificando o período da realização da atividade; e,

3) comprovante de seguro para o período descrito acima, conforme regras da USP.

Após a aprovação da CoC e CG, o SVG cadastrará a matrícula no sistema.
 
Se aprovado pela instituição de destino, o estudante deverá formalizar o pedido de realização de estágio no exterior diretamente no Serviço de Atividades Internacionais e complementar a documentação acima com cópia da Carta de Aceite e de documento comprovando a contratação de seguro-saúde.
 
IMPORTANTE: O estágio realizado nessa modalidade ("estágio no exterior") somente é passível de ser aproveitado para eliminação de disciplinas optativas, após avaliação da CoC e SVG no retorno do intercâmbio.
 
Para a realização de estágio no exterior que se enquadre como "Supervisionado", "Profissionalizante" ou "Vivencial" e TCC, o aluno deve contatar diretamente o SVG.
 
O orientador/supervisor na instituição estrangeira também receberá questionário do SVAInt para a avaliação do aluno (ver item "de volta à ESALQ"), antes da validação de créditos.

 

FORMALIZAÇÃO DO PEDIDO DE INTERCÂMBIO E MATRÍCULA DURANTE O PERÍODO NO EXTERIOR

Os estudantes que forem realizar intercâmbio no exterior devem formalizar o pedido de realização de intercâmbio no SVAINT apresentando os seguintes documentos:

1) Plano de Estudos, aprovado por docente da ESALQ ou CENA (obrigatório)

2) Curriculum Vitae ou Lattes (obrigatório)

3) Carta de Aceitação da instituição de ensino no exterior (obrigatório)

4) Requerimento para realização de estudos no exterior (formulário a ser preenchido diretamente no SVAInt)

5) Comprovante de proficiência no idioma do país de destino ou no idioma de realização das atividades no exterior

6) Carta de Recomendação (somente se solicitado no processo seletivo ou pela instituição de destino)

7) Documentos relativos a recursos recebidos para realização do intercâmbio (Bolsas USP, Ciência Sem Fronteiras etc), se houver

8) Cópia do comprovante de contratação de seguro durante o período de realização do intercâmbio

 

O SVAInt receberá os documentos e, após conferência, os encaminhará para o SVG, para oficialização do intercâmbio no Sistema Júpiter. 

Durante o período de intercâmbio, constará no histórico do estudante a mensagem "cursando disciplinas no exterior". Esse procedimento permitirá o aproveitamento de créditos das atividades realizadas no exterior no período correspondente.

 

DE VOLTA À ESALQ

Quando regressar à ESALQ, o aluno deverá requerer a validação das atividades realizadas no exterior apresentando os seguintes documentos no SVAINT para cada caso:

Validação de créditos de disciplinas cursadas no exterior

1) requerimento de validação de créditos 

2) comprovante oficial de notas/créditos atribuídos (se realizado em universidade/centro de pesquisa etc)

3) programa das disciplinas cursadas na instituição no exterior

4) relatório de intercâmbio 

Equivalência de disciplinas cursadas no exterior

 Além dos docuemntos espeficicados na Validação de créditos de disciplinas cursadas no exterior, o aluno deverá informar no requerimento de validação as disciplinas da ESALQ para as quais deseja equivalência. 

Validação de horas de estágio realizadas no exterior

1) requerimento de validação de créditos

2) parecer do orientador da ESALQ 

3) parecer do supervisor do estágio no exterior com carga horária realizada (o supervisor/orientador da instituição deve encaminhar diretamente ao SVAInt)

4) relatório de intercâmbio

O pedido de aproveitamento das atividades realizadas no exterior é analisado pelo coordenador da CoC e SG e, se aprovado, será inserido pelo Serviço de Graduação no histórico do estudante a instituição onde as atividades foram realizadas, as disciplinas cursadas e os créditos atribuídos (não é considerada a nota obtida no exterior).

- O prazo para análise dos documentos e atribuição de créditos é de 30 (trinta) dias após a entega da documentação completa

- Somente serão aceitos os pedidos que apresentem documentação completa

- Não serão aceitos pedidos ou documentos envidados por e-mail

 

 

Orientações para alunos de graduação estrangeiros:

 

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