Estágio Internacional

O estágio acadêmico em IES estrangeira pode ser realizado e reconhecido pela Esalq/USP, desde que obedecidos critérios estabelecidos pela Unidade e pela universidade.

O contato com a universidade estrangeira é realizado pelo próprio estudante de graduação, sob a orientação de um docente da Esalq ou do Cena, que deverá analisar e aprovar o Plano de Atividades de Estágio a ser desenvolvido durante o período de estágio no exterior.

Se aceito pela IES estrangeira, o estudante deve requerer a matrícula em "atividades desenvolvidas no exterior” por um semestre de acordo com as Resoluções USP CoG no 4605/1998 e no 4974/2002.

Importante: com base nessas duas Resoluções, a critério da Comissão de Graduação, e considerando a natureza do Programa objeto do intercâmbio, o prazo poderá ser prorrogado.

Documentos a serem apresentados para formalização do pedido, antes da saída para atividades no exterior:

1. Requerimento ao Serviço de Graduação;

2. Plano de Atividades de Estágio analisado e assinado por docente orientador da Esalq ou do Cena;

3. Histórico Escolar em inglês;

4. Carta de Aceite da IES estrangeira (documento em papel trimbrado datado e assinado), especificando o período (data início e data fim) da realização da atividade;

5. Documentação opcional: 5.1 carta de recomendação datada e assinada por docente orientador da Esalq ou do Cena; 5.2 carta de motivação datada e assinada pelo estudante; 5.3 Currículo/CV Lattes (indicar o link);

6. Documentação relativa a bolsa de estudos (quando houver);

7. O estudante deverá contratar seguro-saúde internacional, além de complementar (se necessário) a documentação de acordo com as exigências da IES estrangeira como por exemplo teste de proficiência em língua estrangeira.

Os documentos listados acima deverão ser enviados em uma única mensagem (incluir no assunto: nome completo e nome da IES estrangeira) para o e-mail outgoing.esalq@usp.br (sob gestão do Serviço de Graduação da Esalq), para análise e aprovação (ou não) da Coordenação de Curso (CoC) e da Comissão de Graduação (CG) da Esalq/USP.

IMPORTANTE: se aprovado, o estudante deverá complementar a documentação acima  com o envio do comprovante de contratação do seguro-saúde internacional, reencaminhando a primeira mensagem com a inclusão desse comprovante para outgoing.esalq@usp.br, mantendo o histórico de troca de mensagens.

ATENÇÃO: REGISTRO DA ATIVIDADE NO HISTÓRICO ESCOLAR

1. O estágio realizado em universidade nessa modalidade ("estágio no exterior") somente é passível de ser aproveitado para eliminação de disciplinas optativas, após análise da CoC e da CG no retorno do intercâmbio.

2. Para a realização de estágio no exterior que se enquadre como "Profissionalizante" ou "Vivencial" ou "Supervisionado", por terem regras próprias, o estudante deve contatar diretamente o Serviço de Graduação (SVG) de forma presencial, ao telefone (19)3429-4158 ou pelo e-mail sagradua@usp.br.

3. Quando da finalização do estágio, o orientador/supervisor na IES estrangeira deverá encaminhar questionário/relatório de avaliação de desempenho do estudante (ver item "De volta à Esalq"), para análise e validação da atividade pela CoC e CG.

4. Para orientações sobre Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) - Fapesp, acesse: https://fapesp.br/bolsas/bepe