• Docente eleito membro da Academia Brasileira de Ciências

Enviado em: 06/01/2010 às 15:01:30

Cinco pesquisadores da Universidade de São (USP) foram eleitos membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC), em assembléia geral realizada em 22 de dezembro de 2009. A posse dos novos membros está marcada para o dia 4 de maio de 2010, durante reunião magna da ABC, a ser realizada na cidade do Rio de Janeiro. Entre os selecionados, encontra-se o professor Ricardo Antunes de Azevedo, do departamento de Genética (LGN), da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ).

Azevedo é biólogo e desde sua formação de mestrado trabalha com metabolismo de aminoácidos, especificamente em grãos de cereais. "Os cereais são deficientes em termos de qualidade das proteínas. Na verdade, não existe um balanço correto dos aminoácidos que compõem essas proteínas e nosso trabalho na ESALQ consiste em entender melhor o metabolismo dessa classe de compostos orgânicos a fim de criar estratégias para melhorar a qualidade nutricional do grão de cereais", explica o cientista. Embora seja esta a linha de pesquisa do professor, a partir de 1997, iniciou um novo estudo focado nas respostas antioxidantes de plantas cultivadas na presença de metais pesados. "Os resíduos metálicos gerados por empresas são dissiminados no solo e na água. Dependendo da concentração desses detritos, a planta absorve o metal pesado e essa cultura pode ser ingerida por animais e por seres humanos. Dessa forma, nosso trabalho visa descobrir o que os metais pesados causam no desenvolvimento das plantas e criar estratégias para torná-las mais tolerantes e sem risco de acumular esses metais", conclui o pesquisador.

O novo membro titular da ABC, eleito na área de Ciências Agrárias, concluiu graduação em Ciências Biológicas, em 1983, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp). Obteve o grau de mestre em Genética Vegetal, em 1988, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob orientação do professor Paulo Arruda. Obteve seu PhD, em 1992, pela Lancaster University, na Inglaterra, sob a orientação do professor Peter Lea. De volta ao Brasil, foi contratado como docente pelo processo "Jovens Talentos", da USP, junto ao LGN. Suas pesquisas estão compiladas em 95 artigos científicos e 12 capítulos de livros. Atualmente, é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, conceito 7 pela CAPES. Foi, ainda, o primeiro coordenador do Programa de Pós-Graduação Internacional em Biologia Celular e Molecular Vegetal, o primeiro do gênero no Brasil aprovado pela CAPES, envolvendo a USP e duas universidades americanas, Ohio State University e Rutgers University.

Sobre sua escolha, Azevedo diz que realmente foi uma surpresa. "Para mim essa é uma situação ímpar, é uma posição realmente muito especial porque os membros da Academia são pessoas tão bem selecionadas que jamais imaginaria fazer parte, um dia, de um grupo desses. É algo absolutamente extraordinário, professores da ESALQ que foram ou são são membros como Ernesto Paterniani, Roland Vencovsky, João Lúcio de Azevedo, José Roberto Postali Parra, Klaus Reichardt, são ídolos meus e alguns deles foram meus professores. É oportuno mencionar que isso é possível porque trabalhamos num ambiente de discussão científica onde se tem liberdade de pensamento pra fazer pesquisa. Agradecimentos à ESALQ, ao departamento de Genética e, obviamente, aos meus ex-alunos, pois foram eles que fizeram o trabalho todo nesse período", finaliza o professor.

Ivan Chestakov (Ciências Matemáticas); Luiz Antonio Martinelli (Ciências da Terra), este também de Piracicaba, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA); José Eduardo Krieger (Ciências da Saúde) e Eugênio Foresti (Ciências da Engenharia), são os demais professores da USP que tomarão posse na ABC, em maio.

Membros Titulares da ABC da Unidade USP em Piracicaba

- Ciências Agrárias - Carlos Clemente Cerri (CENA), Carlos Holger Wenzel Flechtmann (ESALQ), Elliot Watanabe Kitajima (ESALQ), João Lúcio de Azevedo (ESALQ), José Roberto Postali Parra (ESALQ), Klaus Reichardt (CENA), Roland Vencovsky (ESALQ), Siu Mui Tsai (CENA)

- Ciências da Terra - Adolpho José Melfi (CENA), Reynaldo Luiz Victória (CENA)

- Ciências Químicas - Elias Ayres Guidetti Zagatto (CENA)