• ESALQ gradua Classe de 2009

Enviado em: 18/01/2010 às 15:01:04

A Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ) graduará, no dia 22 de janeiro, às 18h30, no gramado central, 226 alunos dos seis cursos existentes na instituição. A sessão solene de Colação de Grau, que terá como orador o formando Rafael Vassoler Torres (Engenharia Agronômica), marcará a formatura da classe graduada em 2009 e diplomará a 4ª Turma de Bacharelandos e Licenciados em Ciências Biológicas, 5ª Turma de Bacharelandos em Gestão Ambiental, 6ª Turma de Bacharelandos em Ciências dos Alimentos, 9ª Turma de Bacharelandos em Ciências Econômicas, 35ª Turma de Engenheiros Florestais e a 106ª Turma de Engenheiros Agrônomos. As solenidades de Colação de Grau prosseguem no dia 23, com Cerimônia de Ação de Graças, às 11h00, no Salão Nobre, seguida de plantio de árvore da Classe 2009, às 12h00, no Parque da ESALQ, ato que terá como orador o formando Guilherme Zaghi Borges Batistuzzo (Engenharia Florestal).

O paraninfo da classe graduada será Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócio da FGV e presidente do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP. Os patronos serão Luciano Martins Verdade, professor associado do departamento de Ciências Biológicas (LCB) da ESALQ, para o curso de Ciências Biológicas; Mônica Cristina Cabello de Britto, coordenadora geral da Casa da Floresta Assessoria Ambiental Ltda, para o curso de Gestão Ambiental; Marcos Sawaya Jank, presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), para o curso de Ciências dos Alimentos; João Guilherme Sabino Ometto, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), para o curso de Ciências Econômicas; Armando José Storni Santiago, diretor global florestal da Internacional Paper e presidente do IPEF, para o curso Engenharia Florestal; e Maurílio Biagi Filho, presidente do Grupo Maubisa, para o curso de Engenharia Agronômica.

Um sarau com a orquestra Pirajazz Band Experimental abrirá a solenidade de Colação de Grau que terá como mestre de cerimônias o professor Luiz Gustavo Nussio, do departamento de Zootecnia (LZT) e, logo em seguida, acontecerá a entrada do Cortejo Universitário. O diretor da ESALQ, Antonio Roque Dechen, fará a abertura da cerimônia, passando à execução do Hino Nacional, composição da mesa e execução do Hino da USP. Na seqüência, os primeiros colocados nas turmas serão contemplados com o Prêmio "Luiz de Queiroz". Depois, os formandos que se destacaram durante o curso serão premiados, seguindo com homenagens a professores e funcionários da Escola. Continuando, haverá o discurso dos oradores dos homenageados e da Classe de 2009, juramento das turmas 2009, chamada dos formandos para colação de grau, discurso do paraninfo, declamação da Ode à ESALQ pela formanda Nataly Maria Viva de Toledo (Ciências dos Alimentos) e pelo formando Felipe Falda Leite (Engenharia Agronômica), execução do Hino da ESALQ, encerramento da sessão e saída do Cortejo Universitário.

Ainda durante a sessão solene de Colação de Grau, acontecerá a consolidação do programa de dupla diplomação em Engenharia Agronômica, dentro do convênio de parceria entre Brasil e França, profissionais com duplo diploma. Os formandos brasileiros são Eduardo Brito de Paiva, Gustavo Libardi Pereira e Lucas Caiubi Pereira. Os franceses, Cirryl Bernard Perrin, Claire Marie Juliana Meignie, Olívia Lise Irma Coppin e Morgane Isabelle Hélène Retiére.

Prêmio "Luiz de Queiroz"
É concedido aos formandos primeiros colocados nas turmas. Da Classe 2009, serão premiados: Thais Cristina Degasperi (Ciências Biológicas), Aline Fernanda de Paula (Gestão Ambiental), Rodolfo Margato da Silva (Ciências Econômicas), Desirée Fernanda de Jesus Lopes (Engenharia Florestal) e Juliana Petrini (Engenharia Agronômica).

Professores e funcionários homenageados
Ciências Biológicas
Professores: Fabio Poggiani e Luciano Martins Verdade
Funcionários: Francisco Carlos Antoniolli e Romeu Aparecido Rocha
Gestão Ambiental
Professores:Demóstenes Ferreira da Silva Filho e Teresa Cristina Magro
Funcionários: Maria Angélica Rodini da Silva e Paula Tecchio de Macedo Ehlers
Ciências dos Alimentos
Professores: Cláudio Rosa Gallo e Gilma Lucazechi Sturion
Funcionários: Fábio Benedito Rodrigues e Regina Célia Marafon
Ciências Econômicas
Professores: Márcia Azanha Ferraz Dias de Moraes e Silvia Helena Galvão de Miranda
Funcionários: Pedro Scardua e Tenor Pinheiro
Engenharia Florestal
Professores: Fernando Seixas e José Leonardo de Moraes Gonçalves
Funcionários: Eliezer Obrownick Cotrim e Rildo Moreira e Moreira
Engenharia Florestal
Professores: Fernando Seixas e José Leonardo de Moraes Gonçalves
Funcionários: Eliezer Obrownick Cotrim e Rildo Moreira e Moreira
Engenharia Agronômica
Professores: Cláudio Maluf Haddad, Durval Dourado Neto, Evaristo Marzabal Neves, Godofredo César Vitti, José Laércio Favarin e Tomaz Caetano Cannavam Ripoli.
Funcionários: Áureo Santana de Oliveira, Raquel Degaspari Leite e Nelson Rabatisk

Homenageado da Comissão de Formatura
Roque Messias de Oliveira