• Expedição Sistema Plantio Direto

Enviado em: 11/02/2010 às 15:01:45

O Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão (GAPE), da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ), desenvolve pesquisas e projetos relacionados ao sistema de plantio direto. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento da agricultura no país, tornando a atividade agropecuária mais viável técnica e economicamente, sem causar impactos ao ambiente, por meio da geração de conhecimentos nas áreas de nutrição de plantas, fertilidade do solo, adubos e adubação para diversas culturas, além da formação de profissionais capacitados para atuar no setor agropecuário.

Com intenção de aprimorar o conhecimento dos alunos nessa área, os professores Godofredo Cesar Vitti, do departamento de Ciência do Solo (LSO) e Pedro Henrique de C. Luz, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA/USP) coordenaram, entre os dias 24 e 31 de janeiro, uma expedição de caráter técnico cultural ao Estado do Paraná. "A intenção foi proporcionar educação e atualização coletiva por meio de visitas técnicas a produtores, empresas, cooperativas e centros de pesquisa, aproximando professores, alunos de graduação e pós-graduação das condições reais de produção agrícola onde é adotado o sistema de plantio direto", contam os professores.

A expedição, que saiu de Piracicaba na tarde do dia 24/01 e chegou à Londrina no início da noite, teve por objetivo promover troca de informações e experiências referentes à adoção do sistema de plantio direto e seus reflexos sobre a produtividade e conservação do solo no Estado do Paraná. Lá os alunos puderam conhecer a história do início da adoção do sistema de produção em questão, vivenciar as limitações e identificar os fatores de sucesso. Foi possível também propor pesquisas para solucionar os problemas identificados e validar as técnicas já bem sucedidas, além de estabelecer novas parcerias e contatos com pesquisadores paranaenses.

Acompanharam os professores 28 alunos de graduação e 2 pós-graduandos da ESALQ, além de 5 alunos de graduação em Engenharia Agronômica de outras universidades. O roteiro, organizado pelos próprios estudantes, contemplou visitas às propriedades pioneiras na adoção do sistema plantio direto no Brasil.

Os organizadores da viagem destacam ainda que a Expedição SPD só aconteceu devido ao apoio das instituições financiadoras: Fundação Agrisus, FEPAF (Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais), IPNI, Mosaic, Kimberlit, Agrichem e Monsanto.

Durante o primeiro semestre de 2010, o GAPE realizará uma apresentação mostrando a importância do manejo adequado e conservação de solo, promovendo um debate sobre o tema.

Saiba mais sobre o GAPE em www.gape.esalq.usp.br .

Texto: Caio Albuquerque

O Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão (GAPE) organizou expedição ao Paraná para observar propriedades rurais que empregam sistema de plantio direto
Crédito: Divulgação