• Circuito TUSP 2010

Enviado em: 23/02/2010 às 15:01:02

O Circuito TUSP de Teatro, projeto que tem como objetivo difundir os espaços de formação teatral da Universidade de São Paulo (USP), abre sua temporada 2010 durante a programação de recepção aos ingressantes da Universidade, com a peça "Doido".

Encenado por Elias Andreato, o espetáculo fala de amor, loucura e arte, mostrando ao espectador o que essa viagem apaixonante pode despertar no artista e no cidadão comum. Um homem narra e vive personagens da dramaturgia universal. A montagem não utiliza a gestualidade teatral formal para que, por meio apenas da palavra, o público seja encantado e arrebatado pelo pensamento de grandes filósofos, pensadores, poetas e dramaturgos. Para contar essa história, fora criado um mágico desenho de luz, permitindo que o ator utilize apenas sua máscara facial e construa suas personagens diante do espectador.

A idéia é que, sentado à mesa e rodeado por seus objetos, esse homem seja um caixeiro viajante, um mascate, um mercador de sonhos. O figurino constrói esse personagem, acrescentando a ele um tom farsesco que, no final, revela uma camisa de força ocultada pelo paletó surrado e desestruturado.

"Doido" pretende apenas perpetuar os momentos de amor, lucidez e de loucura onde o ator, esse ser atormentado pela criação artística, busca manter-se vivo no seu habitat: o teatro. É no teatro, "a grande casa de loucos da humanidade", onde podemos viver intensamente todos os personagens e espiá-los pelo buraco da fechadura, vasculhando suas celas e roubando-lhes suas almas, para que essa genialidade possa nos trazer alguma sabedoria.

Em Piracicaba, "Doido" será apresentado no dia 26/02, as 17h30, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ). A realização é do Teatro da USP (TUSP), da Comissão (CCEx) e do Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitária e Seção de Atividades Culturais (SCAC) da ESALQ. Mais informações pelo telefone (19) 3429-4392 ou e-mail scac@esalq.usp.br .

Texto: Caio Albuquerque

Em Piracicaba, “Doido” será apresentado no dia 26/02, as 17h30, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da Escola