• Casa do Produtor Rural comemora cinco anos com série de palestras

Enviado em: 02/03/2010 às 15:01:54

Para comemorar os 5 anos de existência da Casa do Produtor Rural (CPRural) sediada na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ), uma série de palestras foram programadas pela CPRural, com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx), Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx), departamento de Produção Vegetal (LPV), Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) e Coordenadoria da Assistência Técnica Integral (Cati). O evento de abertura, que acontece no dia 15 de março, na Sema, terá a participação de duas profissionais que abordarão a diversificação de plantio e o mercado consumidor de olerícolas.

A produção de hortaliças pode ser realizada o ano todo para várias espécies, desde que a escolha da cultivar seja correta em função dos períodos do ano. Assim, é possível diversificar a produção para que o produtor possa garantir renda, mesmo em períodos desfavoráveis para o cultivo das hortaliças que ele produz em maior proporção na sua propriedade. O objetivo das palestras é, justamente, informar ao produtor a possibilidade de diversificação da produção de hortaliças na região de Piracicaba (SP), a fim de aumentar seu rendimento.

A partir das 19h00, olericultores, estudantes em ciências agrárias e profissionais do setor, acompanharão as palestras "Diversificação de plantio em olericultura na região de Piracicaba", com Simone da Costa Mello, professora do departamento de Produção Vegetal (LPV) da ESALQ, e "Mercado consumidor de olerícolas: tendências e oportunidades", com Evelise Moncaio Moda, engenheira agrônoma da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas na Casa do Produtor Rural, na Avenida Pádua Dias, 11, Bairro São Dimas, Piracicaba (SP), ou pelo e-mail cprural@esalq.usp.br .

Informações pelo telefone (19) 3429-4178.

A CPRural
É um veículo de disseminação dos conhecimentos gerados na ESALQ que atinge diretamente o pequeno agricultor e a sociedade como um todo. Trata-se de um centro de atendimento que presta orientação técnica aos produtores rurais sobre as diferentes áreas de atividade agropecuária, de forma integrada com professores, departamentos, grupos de extensão, biblioteca da Escola e parceiros como Fetaesp, Sebrae, SAI/Sebrae, FEALQ, Uniata Central e Prefeitura do Município de Piracicaba.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar