Quem Somos

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) é um órgão central da Universidade de São Paulo que tem como objetivos fomentar a pesquisa interdisciplinar e gerir os programas e políticas relacionados à pesquisa na Universidade.

Desde sua fundação em 1934, a USP desenvolve papel fundamental no avanço da Pesquisa no país, seja no campo científico, tecnológico ou social, graças aos trabalhos realizados por seus alunos e docentes. Atualmente, é responsável por 22% de toda a produção científica no Brasil e conta com 1.632 grupos de pesquisa certificados pelo CNPq. Todo esse investimento na busca pela excelência rende à Universidade um alto padrão em escala mundial, tanto no ensino quanto na pesquisa.

A Esalq/USP conta com pesquisadores qualificados, excelente infraestrutura física, financiamentos de agências de fomento e forte cooperação com instituições do Brasil e do exterior, o que garante sua participação ativa nos cenários nacional e internacional. É referência nas áreas: Biotecnologia e Bioenergia; Ciências dos Alimentos e Segurança Alimentar; Economia Aplicada, Logística e Agronegócios: aspectos econômicos e sociais; Produção Animal; Produção Vegetal; Recursos Florestais e Manejo Ambiental.

As atividades científicas são desenvolvidas pelos colaboradores (docentes, funcionários e estudantes), em um dos doze departamentos da Escola, que contam com o apoio da Comissão de Pesquisa e Inovação (CPqI) e de suas Subcomissões, do Serviço de Apoio à Pesquisa e das Comissões de Ética para orientações nessa área.