Disciplina - detalhe

ADM4011 - Economia das Organizações


Número de vagas:

Alunos regulares
Alunos especiais
Total
15
3
18

Número mínimo de alunos: 3
Data inicial: 09/08/2019    Data final: 21/11/2019
Data limite de cancelamento: 04/09/2019
Critério de seleção: Graduação e currículo
Idioma: Português

Docente(s) Ministrante(s)
Margarete Boteon

Horário / Local:
Sexta - 08:00 às 12:00 - Depto. de Economia, Adm. e Sociologia

Carga Horária

Teórica
por semana
Prática
por semana
Créditos
Duração
Total
2
2
8
15 semanas
120 horas

Docentes responsáveis
Margarete Boteon

Objetivo
A disciplina visa discutir as origens das abordagens da estratégia e suas influências nos enfoques atuais. O ponto de partida é a Teoria Neoclássica e suas criticas, passando pelas novas teorias da firma.

Conteúdo
O programa da disciplina está dividido em quatro partes. Na primeira inicia-se com uma discussão do que é estratégia. A seguir são apresentados questionamentos sobre a factibilidade de construir estratégias a partir dos pressupostos teóricos da economia Neoclássica. A Teoria dos Custos - que surge como crítica à Teoria Econômica tradicional - é tratada em seguida para se discutir porque a hipótese do alinhamento aborta a criação de uma teoria de estratégia. Na segunda parte são discutidos os elementos constituintes da Teoria da Estratégia da Firma e em seguida são abordados tais elementos sob a ótica dos principais teóricos. Na terceira parte é apresentado o agente da estratégia – o empreendedor e discutido o seu papel na criação e captura de valor. Na última parte tópicos especiais são discutidos, tendo em vista novas abordagens tais como a contribuição da sociologia econômica para a estratégia. Por fim, na última aula tem-se o fechamento do programa com a discussão dos elementos apreendidos no curso.

Bibliografia
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