Documentação solicitada

A documentação deve estar completa, caso contrário o candidato será automaticamente excluído do processo seletivo. Favor não encadernar nem recortar documentos. 

  1. Formulário de inscrição assinado e com foto (colada ou digitalizada).
  2. Os candidatos estão dispensados do pagamento da taxa de inscrição, uma vez que já estão realizando a ANPAD.
  3. Currículo Vitae na plataforma Lattes (CNPq) atualizado e impresso. Deverão ser anexadas cópias dos documentos comprobatórios (artigos publicados; certificados de participação em congressos; comprovantes de participação em projetos de pesquisa ou extensão; prêmios e distinções acadêmicas) nos últimos 4 anos. Para artigos, livros ou capítulos de livro não é necessária a cópia integral, apenas da folha ou capa onde seja possível identificar autor, título, periódico ou livro e ano de publicação.
  4. Histórico Escolar do curso superior - cópia.
  5. Diploma do curso superior - cópia frente e verso
    - Caso ainda não o possua, apresentar documento comprobatório de colação de grau.
    - Caso ainda esteja cursando a graduação, apresentar atestado de possível formando.
    Atenção: O candidato que apresentar documento que não o diploma deve ter ciência de que, se aceito no processo seletivo, deverá apresentar no ato da matrícula documento comprobatório cuja data de colação de grau (dia/mês/ano) seja anterior ao último dia de matrícula na ESALQ, sem o qual não poderá efetuar a matrícula.
  6. Cópia do certificado de resultado do Teste da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração), ou GRE (Graduate Records Examinations). O candidato deve apresentar apenas 1 teste, levando em consideração as especificações a seguir:
      - Teste da ANPAD: a pontuação mínima é de 250 pontos no resultado geral, com validade máxima de 2 anos, realizados em edições a partir de março de 2018 até a edição de março de 2020. As inscrições no Teste ANPAD para a edição de março de 2020 vão até 10/02/2020 e as provas correrão dia 15/03/2020. Para mais informações sobre o Teste ANPAD, acessar o site www.anpad.org.br/teste.
      - GRE: a pontuação mínima é de 240 pontos na somatória geral, com validade máxima de 2 anos. Para mais informações sobre o GRE acessar o site www.ets.org/gre.
    Importante: os candidatos que farão o teste ANPAD em março de 2020 deverão entregar na inscrição o comprovante de pagamento do teste. 
  7. Projeto de pesquisa. O projeto de pesquisa deve ter coerência com uma das linhas de pesquisa do PPGA. O projeto de pesquisa deve conter: 1) Introdução; 2) Problema de pesquisa; 3) Objetivos (geral e específicos); 4) Discussão teórica (breve apresentação das teorias sobre o tema central do projeto); 5) Materiais e métodos (apresentação da metodologia do projeto), 6) Cronograma de execução do projeto; e 7) Referências bibliográficas. O projeto total, com capa e referências bibliográficas, não deve exceder 12 páginas. O projeto deve ter a seguinte configuração: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado e margens 2,5 (superior, inferior, direita e esquerda). Na capa deve constar apenas o título do projeto, o nome do candidato, a linha de pesquisa e a escolha de até três áreas de interesse que estão relacionadas aos docentes do PPGA. O modelo da capa e do conteúdo do projeto pode ser acessado aqui. Sugere-se que o(a) candidato(a) consulte as linhas e áreas de pesquisas dos professores vinculados ao programa de forma a propor um projeto alinhado com estas linhas e áreas (verificar os orientadores por linhas e áreas).

Exame de proficiência em língua inglesa: caso aprovado(a) no processo seletivo e inscrito no PPG Administração, o(a) aluno(a) deverá ter proficiência em língua inglesa e deverá entregar o comprovante de proficiência até 12 meses da data da primeira matrícula, conforme o Regimento da Comissão de Pós-graduação da Esalq/USP. Os exames de proficiência aceitos e as pontuações mínimas necessárias constam no Regimento da CPG da Esalq/USP, especificamente no capítulo VI – Da proficiência em Línguas. O Regimento pode ser acessado aqui: http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-copgr-no-7711-de-13-de-junho-de-2019