Critérios de seleção

O processo de seleção é composto de quatro etapas.

1ª etapa: Desempenho no teste da ANPAD ou GRE

As notas serão convertidas para a escala de 0 (zero) a 10 (dez), levando em consideração a nota máxima do teste apresentado para a inscrição.

Importante: os candidatos que fizerem o teste da ANPAD de março de 2020 e não obtiverem nota mínima de 250 pontos no resultado geral estarão desclassificados do processo seletivo.

O resultado dessa primeira etapa será divulgado no site do PPGA/ESALQ/USP, no item Exames e entrevistas, até o dia 27 de setembro  de 2020

2ª etapa: Análise do currículo vitae da Plataforma Lattes
Os itens analisados no currículo Lattes serão: formação acadêmica, trabalhos publicados (artigos em periódicos), participação em congresso, participação em projetos de pesquisa ou extensão, prêmios e distinções recebidas. Apenas serão considerados para a análise do currículo Lattes os itens que tiverem cópia dos documentos comprobatórios dos últimos 4 anos. Os candidatos receberão pontuação de 0 (zero) a 10 (dez).

3ª etapa: Projeto de pesquisa
Os projetos de pesquisa serão enviados a dois professores para serem avaliados na forma “blind review”, antes das arguições. Serão atribuídas notas de 0 (zero) a 10 (dez). A nota final do projeto de pesquisa será obtida pela média aritmética das notas dos dois professores.

4ª etapa: Arguição
O candidato será arguido por professores do PPGA/ESALQ/USP via remota, com acesso on line. A duração máxima da arguição será de 15 minutos. Não é necessária a apresentação do projeto de pesquisa, pois os professores já o terão lido. As arguições ocorrerão no mês de maio de 2020. Informações específicas sobre as arguições serão divulgadas juntamente com o resultado de convocação para as arguições, na página do programa, no item Exames e entrevistas.

Resultado final
O resultado final será obtido pela média aritmética entre as notas do candidato nas quatro etapas do processo seletivo, seguindo os seguintes critérios: desempenho no teste ANPAD ou GRE (peso 0,25), análise do Currículo Vitae (CV) da Plataforma Lattes (peso 0,20), projeto de pesquisa (peso 0,25) e arguição (peso 0,30). Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota final no processo seletivo igual ou superior a 6,0. Serão considerados aceitos no mestrado os candidatos aprovados, pela ordem de classificação, para preenchimento do número máximo de 20 vagas por linha de pesquisa. O resultado final do processo seletivo será divulgado aqui até o dia 15 dezembro de 2020.

Prova de lógica
Todos os candidatos deverão obrigatoriamente realizar uma prova de lógica, que será aplicada a distância, em forma de teste, através de uma plataforma web. Esta prova não terá valor ou função classificatória. Os candidatos receberão todas as instruções para a realização desta prova no e-mail informado na ficha de inscrição.