Disciplina - detalhe

Português, Brasil

ADM6005 - Normas Acadêmicas e Redação de Teses


Carga Horária

Teórica
por semana
Prática
por semana
Créditos
Duração
Total
8
0
2
2 semanas
30 horas

Docentes responsáveis
Vivian Lara dos Santos Silva Rossignolo

Objetivo
Esta disciplina visa discutir conteúdos que:
1. Estimulem a sensibilização do entendimento dos pensamentos criativo e crítico como
complementares para o processo de desenvolvimento científico e da comunicação acadêmica.
2. Contribuam para a compreensão e familiarização de conceitos básicos da pesquisa e das normas
acadêmicas e científicas de escrita e comunicação.
3. Fomentem o entendimento e complementaridade sobre projeto de pesquisa e metodologia de
pesquisa.
4. Fundamentem a compreenção da importância da integridade acadêmica e do atendimento às
normas acadêmicas.

Conteúdo
A disciplina traz como ementa conteúdo estruturado em quatro principais blocos.
Primeiro, a disciplina parte da apresentação dos princípios básicos da pesquisa acadêmica, com ênfase na organização de textos científicos (relatórios, monografias, teses e artigos), entre os quais a discussão sobre estrutura base, elementos pré-textuais e textuais, referências e citações.
Na sequência, a disciplina procura discutir ciência e ética, abordando condutas acadêmicas errôneas, como plágio, falsificação e rascunhos, a fim de se instigar ação positiva na elaboração e redação científica.
O terceiro bloco se dedica à discussão sobre ciclo de pesquisa, desde processo de seleção do tópico de pesquisa, passando para a definição do problema e o desenho do projeto e de sua metodologia (objetivos, abordagem, método, coleta de dados e estratégia de análise).
Por fim, a disciplina mergulha nos tipos de textos científicos, discutindo estrutura e escrita de trabalhos acadêmicos, em especial de relatórios, teses e artigos.

Bibliografia
Adhikari, Govind. (2020). Strategies for selecting a research topic. Mining Engineers’ Journal, Vol. 22, No. 1 27 August 2020. https://www.researchgate.net/publication/343683240_Strategies_for_Selecting_a_Research_Topic
Anderson, L., Bloom, B. S., Krathwohl, D., & Airasian, P. (2000). Taxonomy for learning, teaching and assessing: A revision of Bloom's Taxonomy of educational objectives (2nd ed.). New York: Allyn & Bacon, Inc. See at: https://www.methodspace.com/blog/critical-creative-thinking-in-research
Bjork, Lennart, and Christine Raisanen. 2003. Academic Writing, 3rd Edition A University Writing Course. Lund: Studentlitteratur.
Donthu, N. et al., 2021. How to conduct a bibliometric analysis: An overview and guidelines. Journal of Business Research. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2021.04.070
Gerring, John. 2012. Social science methodology: A unified framework. Strategies for Social Inquiry. New York: Cambridge University Press
Janks, H., 2012, The discipline and craft of academic writing: Building writing capacity in Institutions of Higher Education, Reading & Writing 3(1), Art. #25, 9 pages. http://dx.doi. org/10.4102/rw.v3i1.25
Videos and complementary materials
Debora Diniz. Plagiarism and fear about originality. https://www.youtube.com/watch?v=BCsPFSmDKHg&t=434s
Kelly O'Connell. Believe you me: How the scientific method might change your mind. https://www.youtube.com/watch?v=n5DSQ6ZxtfI
Kirti Solanki. Research design.https://www.toppers4u.com/2022/01/research-design-definition-features.html
Libncsu. Picking your topic is research! https://www.youtube.com/watch?v=Q0B3Gjlu-1o
Naomi Oreskes. Why we should trust scientists? https://www.ted.com/talks/naomi_oreskes_why_we_should_trust_scientists?subtitle=pt-br
Scribbr. How to create a research design. https://www.scribbr.com/methodology/research-design/