Informações gerais

O Programa é pioneiro no ensino e treinamento de profissionais na área de Entomologia ao nível de pós-graduação no Brasil, apresentando papel fundamental na formação de recursos humanos e na nucleação de centros de ensino e pesquisa dedicados a Entomologia Agrícola. O programa apresenta forte inserção nacional e internacional, com produção científica de alta qualidade. O alto nível de formação acadêmica e a qualidade da pesquisa desenvolvidas no programa podem ser atestados pelas duas premiações de Prêmio Tese CAPES na área de Ciências Agrárias já recebidas por discentes e pela publicação de artigos científicos em periódicos de relevância para a área. A qualidade da formação oferecida aos seus alunos também pode ser verificada pelo alto nível de inserção de egressos na área, que ultrapassa os 80%, tanto para os de Mestrado, quanto para os de Doutorado. 

Escopo

Proporcionar ambiente educacional teórico-prático de excelência para a formação de recursos humanos capacitados a produzir e divulgar informações inovadoras e de impacto científico, social e econômico que auxiliem na prática da Agricultura Sustentável.

Objetivo

Formação de recursos humanos de excelência ao nível de pós-graduação para atuação em instituições públicas e privadas de ensino e ou pesquisa, bem como em empresas do setor produtivo da cadeia do Agronegócio. O programa também objetiva proporcionar aos alunos visão empreendedora, oferecendo alternativas de atuação no mercado.

Títulos concedidos

Mestre e Doutor em Ciências, área de concentração em Entomologia

Próximas defesas


DataHoraCandidatoTítulo do trabalho
22/08/2022
08h00
Lucas Fonseca de Lacerda
Mestrado
Potencial de controle de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) em milho por Trichogramma pretiosum Riley, 1879 (Hymenoptera: Trichogrammatidae) e isolinhagem de Telenomus remus Nixon, 1937 (Hymenoptera: Scelionidae), isolados ou associados, em laboratório e semi-campo
26/09/2022
14h00
Juliana Santos de Oliveira
Mestrado
Associação de Cotesia flavipes (Cameron, 1891) (Hymenoptera: Braconidae) e Tetrastichus howardi (Olliff, 1893) (Hymenoptera: Eulophidae) no controle de Diatraea saccharalis (Fabricius, 1794) (Lepidoptera: Crambidae)