Critérios de seleção

O processo de seleção para os cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto é realizado em duas etapas: (1) eliminatória e (2) classificatória.

1. Etapa eliminatória 

Consiste na prova escrita e análise de CV e histórico escolar. Serão aprovados para a etapa classificatória os candidatos que obtiverem nota mínima igual a cinco (5) na prova escrita e pontuação total (prova escrita + análise do CV + histórico escolar) superior à mediana da pontuação total dos candidatos.

  • prova escrita para o Mestrado será restrita ao conhecimento específico em Entomologia, contando com questões de múltipla escolha, verdadeiro/falso, preenchimento de lacunas e/ou dissertativas. As provas escritas para o Doutorado e Doutorado Direto terão questões de múltipla escolha e/ou dissertativas e interpretativas sobre diferentes tópicos relacionados às linhas de pesquisa do PPG em Entomologia (Estratégias para o Manejo Integrado de Pragas, Interações Artrópodes-Planta-Microrganismos, e Taxonomia e Bioecologia). As provas escritas terão duração de até 4 horas. Pontuação máxima: 30 pontos.
  • análise de CV será baseada nos seguintes critérios:
    - participação em estágios de iniciação científica como bolsista, por pelo menos 12 meses, de agência federal ou estadual de fomento à pesquisa para candidatos ao Mestrado e Doutorado Direto (até 8 pontos);
    - participação em estágios de treinamento técnico e/ou bolsista de fundações, por pelo menos 12 meses, para candidatos ao Mestrado e Doutorado Direto (até 6 pontos);
    - participação em eventos científicos com apresentação de trabalho em que conste como primeiro autor (até 6 pontos para Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto);
    - produção científica nos últimos 5 (cinco) anos (até 10 pontos para Mestrado e Doutorado Direto; até 16 pontos para o Doutorado), havendo pontuação apenas para artigos publicados em periódicos que apresentem ranqueamento Journal of Citation Records (JCR; fator de impacto) ou SCImago Journal & Country Rank (SJR; Scimago Journal Rank);
    - experiência internacional com financiamento (até 4 pontos para Doutorado);
    - experiência profissional com vínculo empregatício nas áreas de conhecimento do programa (até 4 pontos para Doutorado).
    Pontuação máxima da análise de CV: 30 pontos.
     
  • histórico escolar será avaliado quanto à pertinência e o aproveitamento das disciplinas cursadas na Graduação (candidatos ao Mestrado e Doutorado Direto) ou Mestrado (candidatos ao Doutorado). Pontuação máxima: 10 pontos.

2. Etapa classificatória: Arguição

  • Os candidatos ao Mestrado serão arguidos a respeito do conteúdo da prova escrita e CV, e serão avaliados quanto a sua maturidade para o desenvolvimento de atividades acadêmicas e científicas na área de Entomologia;
  • Os candidatos ao Doutorado e Doutorado Direto deverão elaborar proposta de projeto de pesquisa na linha de pesquisa de interesse. A proposta deverá conter: título do projeto, contextualização científica e hipóteses de trabalho. Deverá ser elaborada em uma página formato A4 com espaçamento entrelinhas 1,0 e fonte Times New Roman 12, e enviada à Coordenação do Programa pelo endereço eletrônico ppg.entomo@usp.br, antes da data da prova escrita. A arguição será baseada na avaliação da apresentação formal e defesa da proposta de projeto de pesquisa. O candidato terá, no máximo, 10 minutos para a apresentação, e 30 minutos para a defesa da proposta de projeto junto à banca examinadora.
  • A arguição dos candidatos ao Mestrado, Doutorado Direto e Doutorado poderá ser realizada pessoalmente ou à distância. Pontuação máxima: 30 pontos.

A classificação geral será realizada a partir da soma das pontuações obtidas nas etapas eliminatória e classificatória. Serão selecionados os candidatos com as maiores pontuações para as vagas disponíveis nas linhas de pesquisa de interesse e na disponibilidade de orientação dos docentes pré-selecionados pelos candidatos.