Critérios de seleção

O processo de seleção para os cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto é realizado em duas etapas: (1) eliminatória e (2) classificatória.

1. Etapa eliminatória 

Consiste na prova escrita e análise de CV e histórico escolar. Serão eliminados os candidatos que obtiverem pontuação total (prova escrita + análise do CV + histórico escolar) inferior à média das pontuações dos candidatos ou não atingirem pontuação mínima igual a cinco (5).

  • prova escrita para o Mestrado será restrita ao conhecimento específico em Entomologia, contando com questões de múltipla escolha, verdadeiro/falso, preenchimento de lacunas e/ou dissertativas. As provas escritas para o Doutorado e Doutorado Direto terão testes de múltipla escolha e/ou questões dissertativas e interpretativas sobre diferentes tópicos relacionados às linhas de pesquisa do PPG em Entomologia (Estratégias para o Manejo Integrado de Pragas, Interações Artrópodes-Planta-Microrganismos, Taxonomia e Bioecologia). As provas escritas terão duração de até 4 horas. Pontuação máxima: 30 pontos.
  • A análise de CV será baseada nos seguintes critérios:
    - participação em estágios de iniciação científica, preferencialmente, com bolsa de agência federal ou estadual de fomento à pesquisa para candidatos ao Mestrado e Doutorado Direto, ou experiência profissional, com vínculo empregatício, na área de Entomologia, para Doutorado (até 8 pontos);
    - participação em eventos científicos com apresentação de trabalho em que conste como primeiro autor (até 8 pontos para Mestrado e Doutorado Direto; até 6 pontos para o Doutorado),
    - produção científica (até 14 pontos para Mestrado e Doutorado Direto; até 16 pontos para o Doutorado), nos últimos 5 (cinco) anos, havendo pontuação apenas para artigos publicados em periódicos que apresentem ranqueamento Journal of Citation Records (JCR; fator de impacto) ou SCImago Journal & Country Rank (SJR; Scimago Journal Rank). Pontuação máxima: 30 pontos.
  • O histórico escolar será avaliado quanto à pertinência e o aproveitamento das disciplinas cursadas na Graduação (candidatos ao Mestrado e Doutorado Direto) ou Mestrado (candidatos ao Doutorado). Pontuação máxima: 10 pontos.

2. Etapa classificatória: Arguição

  • Os candidatos ao Mestrado serão arguidos a respeito do conteúdo da prova escrita e CV, e serão avaliados quanto a sua maturidade para o desenvolvimento de atividades acadêmicas e científicas na área de Entomologia;
  • Os candidatos ao Doutorado e Doutorado Direto deverão elaborar proposta de projeto de pesquisa na linha de pesquisa de interesse. A proposta deverá conter: título do projeto, contextualização científica e hipóteses de trabalho. Deverá ser elaborada em uma página formato A4 com espaçamento entrelinhas 1,0 e fonte Times New Roman 12, e enviada à Secretaria do Programa antes da data da prova escrita. A arguição será baseada na avaliação da apresentação e defesa da proposta de projeto de pesquisa apresentada, avaliação da maturidade do candidato para o desenvolvimento de atividades acadêmicas e científicas na área de Entomologia, arguição de CV e prova escrita.
  • A arguição dos candidatos ao Mestrado, Doutorado Direto e Doutorado poderá ser realizada pessoalmente ou à distância. Pontuação máxima: 30 pontos.

A classificação geral será realizada a partir da soma das pontuações obtidas nas etapas eliminatória e classificatória. Serão selecionados os candidatos com as maiores pontuações para as vagas disponíveis nas linhas de pesquisa de interesse.

Prova de lógica

Todos os candidatos deverão obrigatoriamente realizar uma prova de lógica, que será aplicada a distância, em forma de teste, através de uma plataforma web. Esta prova não terá valor ou função classificatória. Os candidatos receberão todas as instruções para a realização desta prova no e-mail informado na ficha de inscrição.