Informações gerais

O Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia (PPG Fitopatologia) está sediado no Departamento de Fitopatologia e Nematologia e é um dos fundadores da Pós-Graduação na ESALQ, tendo completado 50 anos em 2014. O PPG alcançou nível de excelência segundo a avaliação da CAPES e é comparado aos melhores programas internacionais na área de fitopatologia.

O corpo docente é altamente capacitado no ensino e pesquisa em Fitopatologia e todos os docentes têm parte de sua formação no exterior.

Escopo

O PPG proporciona um ambiente de excelência acadêmica para formação de profissionais capacitados em fitopatologia, preparados para enfrentar os desafios sanitários da agricultura, quer seja nos setores públicos ou privados. Para cumprir essa missão, o PPG tem quatro eixos básicos de atuação:

  • Transmitir conhecimentos fundamentais e atuais em Fitopatologia e viabilizar contatos com vários setores do mercado de trabalho, proporcionando ao estudante experiência vivencial que lhe permita avaliar a importância social de sua atividade.
  • Manter a excelência, multidisciplinaridade e internacionalização do corpo docente.
  • Estimular ao máximo a experiência internacional discente.
  • Proporcionar infraestrutura da melhor qualidade para ensino e pesquisa.

Objetivo

O PPG Fitopatologia tem como objetivo principal contribuir para a melhoria dos aspectos fitossanitários da agricultura. Para atingir este objetivo, o PPG atua na formação de docentes, pesquisadores e profissionais altamente especializados em Fitopatologia, além de desenvolver pesquisas pioneiras com reflexos diretos no entendimento e controle das doenças de plantas.

Títulos concedidos

Mestre e Doutor em Ciências, área de concentração em Fitopatologia

Próximas defesas


DataHoraCandidatoTítulo do trabalho
23/10/2024
08h00
Vitória Bárbara Pereira de Assis
Mestrado
Efeito de óleos essenciais e do cinamaldeído no controle pós-colheita do mofo cinzento em rosas de corte

Banca: Ben-Hur Mattiuz (Presidente), Eliane Aparecida Benato Rodrigues da Silva, Ivan Herman Fischer