Critérios de seleção

Etapas

Etapa 1 - Exame de conhecimentos em Fitopatologia
Esse exame será realizado em Língua Portuguesa e versará sobre conhecimentos específicos em Fitopatologia, envolvendo questões objetivas, interpretativas, dissertativas e uma redação sobre um tema em Fitopatologia. O exame será online e terá duração máxima de duas horas. Essa etapa é eliminatória (a nota mínima de aprovação será 7,0).
O assunto da prova de conhecimentos em Fitopatologia, para os candidatos a mestrado e doutorado, versará sobre os Manuais de Fitopatologia volume 1 (5ª Edição de 2018) e volume 2 (5ª Edição de 2016), publicados pela Editora Agronômica Ceres. Para a prova de mestrado, as questões serão baseadas no Manual de Fitopatologia volume 1, nas partes I (Conceitos Básicos de Fitopatologia), II (Agentes Causais), III (Controle de Doenças) e IV (Grupos de Doenças) e todo o conteúdo do Manual volume 2. Para a prova de doutorado, além do conteúdo requerido para o mestrado, as questões incluirão os assuntos das partes V (Fisiopatologia e Genômica das Interações Planta-Patógeno) e VI (Epidemiologia: Análise Temporal e Espacial) do Manual de Fitopatologia volume 1.

Atenção - Nessa etapa o candidato deverá realizar a prova individualmente, sendo terminantemente proibido consultas a quaisquer tipos de materiais impressos, digitais, apontamentos ou mesmo a outras pessoas. Se constatada a inobservância a essa regra, o candidato será desclassificado do processo seletivo.

Etapa 2 - Arguição oral
Essa etapa será uma arguição oral sobre os temas abordados na primeira etapa, aplicada somente para os candidatos aprovados. Essa arguição também será eliminatória (a nota mínima de aprovação será 7,0) e será gravada em áudio. Essa etapa poderá ser presencial ou à distância (videoconferência), com duração máxima de 30 minutos.

Etapa 3 - Arguição do memorial
Essa etapa será uma arguição do memorial do candidato, visando avaliar sua vivência em Fitopatologia por meio da análise do seu curriculum vitae. A arguição do memorial será aplicada somente aos candidatos aprovados nas duas etapas anteriores e terá caráter classificatório apenas. Esta etapa também poderá ser presencial ou à distância (videoconferência), com duração máxima de 30 minutos.

Cronograma

Após o período de inscrições , os candidatos receberão um e-mail informativo sobre os procedimentos necessários para acesso à prova online de conhecimentos específicos (etapa 1). Os candidatos aprovados na etapa 1 receberão outro e-mail com informações sobre os procedimentos necessários para a arguição oral (etapa 2). Os candidatos aprovados na etapa 2 serão informados por e-mail sobre os procedimentos necessários para a arguição do memorial (etapa 3).