Critérios para concessão de bolsas

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Fitopatologia) da ESALQ/USP, considerando a regulamentação da CAPES (Portaria CAPES No. 133 de 10 de Julho de 2023), determina que alunos regularmente matriculados nos cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto poderão receber bolsas CAPES, mesmo enquanto são beneficiários de rendimentos provenientes de atividade profissional remunerada, desde que existam bolsas vacantes no respectivo curso do aluno.

As solicitações de acúmulo de bolsa com atividade remunerada somente serão analisadas pelo Conselho do PPG mediante solicitação do aluno, acompanhada da anuência do orientador.

O ingresso de novos alunos resultará na transferência de bolsas de alunos que acumulam bolsas CAPES com atividades remuneradas para os ingressantes no PPG que não possuam outras fontes de remuneração.