Critérios de seleção

Os critérios de seleção adotados para os cursos de Mestrado e Doutorado compreendem as seguintes etapas:

Etapa 1: Exame de conhecimentos na área de Fitotecnia

Esse exame será aplicado a todos os candidatos cuja inscrição tenha sido validada (todos os documentos solicitados devidamente apresentados) e objetiva avaliar os conhecimentos gerais dos candidatos na área de Fitotecnia, em nível de Mestrado e Doutorado. O exame é eliminatório, sendo que os candidatos a mestrado e doutorado devem atingir 50% e 60% de aproveitamento mínimo, respectivamente. No dia da realização do exame, o candidato deverá apresentar obrigatoriamente um documento de identificação oficial com foto.

A prova será composta por questões em português, também traduzidas para o idioma inglês. O candidato deverá optar por respondê-las em um único idioma, independentemente de serem brasileiros ou estrangeiros.

Na realização da prova, o candidato deverá assinalar, obrigatoriamente, três subáreas de interesse relacionadas às linhas de pesquisa abaixo, nas quais pretende desenvolver seu projeto, em ordem de maior preferência para a de menor preferência, sendo elas:

a) Linha de Pesquisa em Ciência e Tecnologia da Produção de Plantas Frutíferas, Olerícolas e Ornamentais / Subáreas: Fruticultura, Biotecnologia, Olericultura, Plantas Ornamentais e Paisagismo.

b) Linha de Pesquisa em Ciência e Tecnologia da Produção de Sementes, Fisiologia bioquímica e tecnologia pós-colheita de sementes, grãos e hortaliças / Subáreas: Sementes, Fisiologia da Produção de Plantas Cultivadas e Fisiologia Pós-colheita

c) Linha de Pesquisa em Ciência e Tecnologia do Cultivo de Culturas de interesse nacional com ênfase no uso racional dos recursos do meio ambiente e dos fatores de produção / Subáreas: Agricultura Irrigada, Plantas alimentícias, Plantas extrativas, Plantas oleaginosas, Plantas estimulantes, Modelagem, Sistemas de Produção, Plantas Daninhas.

A definição da subárea na qual o candidato irá desenvolver seu projeto de pesquisa, dependerá da disponibilidade dos orientadores no ato da matrícula, caso contrário, o candidato será realocado a outro orientador e/ou outra subárea, seguindo a sequência de indicação referente às subáreas de interesse, assinalada na Etapa 1.

Esta etapa será realizada online.

Etapa 2: Análise do Currículo Lattes e do Histórico Escolar

Esta etapa será aplicada a todos os candidatos que apresentarem aproveitamento mínimo de 50%  e 60%, respectivamente, no exame de conhecimentos na área de Fitotecnia. Será realizada a análise da versão do Currículo Lattes e do Histórico Escolar do candidato, enviados no ato da inscrição.

A nota desta etapa será atribuída com base nos seguintes critérios:
Candidatos ao curso de Mestrado: Produção científica - 25%; Estágios com bolsa e sem bolsa - 25%; Histórico Escolar da graduação - 50%.
Candidatos ao curso de Doutorado: Produção científica - 60%; Histórico Escolar do mestrado - 40%.

Etapa 3: Entrevista e Apresentação dos documentos comprobatórios do Currículo Lattes

Esta etapa será aplicada a todos os candidatos que apresentarem aproveitamento mínimo de 50% e 60% na Etapa 1. Os candidatos deverão enviar eletronicamente até o dia 28/10/2021, impreterivelmente, os documentos comprobatórios referentes a produção científica e estágios, declarados no Currículo Lattes. A comissão examinadora será composta por membros da Comissão Coordenadora do Programa, a qual também poderá, a seu critério, convidar docentes orientadores. A entrevista será à distância, realizada de forma remota (videoconferência).

Resultado Final

A Nota Final de cada candidato será composta pela média aritmética entre as notas das Etapas 1, 2 e 3. Serão divulgados apenas os nomes dos(as) candidatos(as) aprovados(as) no processo seletivo por ordem alfabética, o que não inclui sua classificação e as notas das referidas etapas.