Os critérios de seleção adotados para os cursos de Mestrado e Doutorado compreendem as seguintes etapas:
Esse exame será aplicado a todos os candidatos cuja inscrição tenha sido validada (todos os documentos solicitados devidamente apresentados) e objetiva avaliar os conhecimentos gerais dos candidatos na área de Fitotecnia, em nível de Mestrado e Doutorado. O exame é eliminatório, sendo que os candidatos a mestrado e doutorado devem atingir 50% e 60% de aproveitamento mínimo, respectivamente. No dia da realização do exame, o candidato deverá apresentar obrigatoriamente um documento de identificação oficial com foto.
A prova será composta por questões em português, também traduzidas para o idioma inglês, caso haja candidatos estrangeiros. O candidato deverá optar por respondê-las em um único idioma, independentemente de serem brasileiros ou estrangeiros.
Na realização da prova, o candidato deverá assinalar, obrigatoriamente, até três subáreas de interesse relacionadas às linhas de pesquisa abaixo, nas quais pretende desenvolver seu projeto, em ordem de maior preferência para a de menor preferência, sendo elas:
a) Linha de Pesquisa em Ciência e Tecnologia da Produção de Plantas Frutíferas, Olerícolas e Ornamentais / Subáreas: Fruticultura, Biotecnologia, Olericultura, Floricultura, Plantas ornamentais e Paisagismo.
b) Linha de Pesquisa em Ciência e Tecnologia da Produção de Sementes, Fisiologia bioquímica e tecnologia pós-colheita de sementes, grãos e hortaliças / Subáreas: Sementes, Fisiologia da Produção de Plantas Cultivadas e Fisiologia Pós-colheita.
c) Linha de Pesquisa em Ciência e Tecnologia do Cultivo de Culturas de interesse nacional com ênfase no uso racional dos recursos do meio ambiente e dos fatores de produção / Subáreas: Agricultura Irrigada, Plantas alimentícias, Plantas extrativas, Plantas oleaginosas, Plantas estimulantes, Modelagem, Sistemas de Produção, Plantas Daninhas.
O candidato poderá ser realocado a outro orientador e/ou outra subárea, seguindo a sequência de indicação referente às subáreas de interesse, assinalada na Etapa 1.
Esta etapa será realizada online. No dia da realização do exame, o candidato deverá portar um documento oficial de identificação com foto, cuja apresentação poderá ser solicitada pela Comissão Coordenadora do Programa.
Esta etapa será aplicada a todos os candidatos a mestrado e a doutorado que apresentarem aproveitamento mínimo de 50% e 60% no exame de conhecimentos na área de Fitotecnia (Etapa 1), respectivamente.
(i) Os candidatos selecionados deverão preencher um formulário que será encaminhado pelo Programa, o qual deverá ser devolvido eletronicamente até o dia 15/05/2023, impreterivelmente, juntamente com os documentos comprobatórios declarados no Currículo Lattes. Será realizada a análise da versão do Currículo Lattes enviado no ato da inscrição. A nota do Currículo Lattes será atribuída com base nos seguintes critérios:
Candidatos ao curso de Mestrado: Produção científica - 25%; Estágios com bolsa e sem bolsa - 25%; Histórico Escolar da graduação - 50%.
Candidatos ao curso de Doutorado: Produção científica - 60%; Histórico Escolar do mestrado - 40%.
(ii) Os candidatos receberão, por e-mail, um roteiro de orientação para a gravação do vídeo. O vídeo deverá ser enviado eletronicamente até o dia 15/05/2023, impreterivelmente.
A Nota Final de cada candidato será composta pela média aritmética entre as notas das Etapas 1 e 2. Serão divulgados apenas os nomes dos(as) candidatos(as) aprovados(as) no processo seletivo por ordem alfabética, o que não inclui sua classificação e as notas das referidas etapas.