INOVAÇÕES E MELHORIAS

A divulgação de algumas das inovações e melhorias implantadas pelas Comissões de Treinamento e Desenvolvimento (Gestão de 2019 à 2023) tem por objetivo evidenciar o trabalho desenvolvido para a melhoria do processo, disseminar as experiências bem sucedidas desse período e estimular a participação de novos integrantes. 

Inovações

Melhorias

Cursos

Inovações


Informatização do processo de solicitações de cursos em parceria com o Siesalq

Benefícios:

  • Solicitações online para participação em cursos / treinamentos;
  • Eficácia na gestão do processo - Redução de etapas e agilidade na tramitação de documentos que envolvem vários setores do ESALQ;
  • Gestão compartilhada remotamente - Integração da equipe e agilidade no andamento das atividades (principalmente no período de suspensão do trabalho presencial nas universidades);
  • Otimização do tempo, permitindo a realização de ações que motivam o desenvolvimento profissional dos servidores do Campus;
  • Contribuição com a responsabilidade ambiental, a partir dos trâmites e da validação online que dispensou a impressão de documentos

Criação de logomarca para CT&D a partir de concurso

O propósito de associar a logomarca à capacitação se deve à expectativa de vincular a imagem criada à oportunidade e ao privilégio de obtê-la por meio dos recursos da Universidade, validando a importância que se dá ao desenvolvimento profissional para a excelência das atividades desenvolvidas.

Ao fixar a imagem ao seu propósito, a logomarca do T&D pretende estimular a participação ou a adesão dos funcionários em treinamentos “In Company” e à busca de capacitação e de habilidades que agreguem valor à sua profissão ou área de atuação.

Benefícios:

  • Fortalecimento de sua identidade e seu senso de pertencimento à Universidade;
  • Valor agregado às atividades que desenvolve;
  • Continuidade ao processo de integração com a comunidade, proposta desde o início de 2019;
  • Associação da imagem ao desenvolvimento profissional;
  • Visibilidade à Comissão de Treinamento & Desenvolvimento da ESALQ e às oportunidades de capacitação que gerencia

 


Compartilhamento de documentos

A iniciativa de compartilhar documentos via “Google drive” foi de extrema relevância para a Comissão.

Benefícios:

  • Disponibilidade de todos os documentos aos integrantes da Comissão;
  • Transparência dos processos;
  • Possibilidade de ajustes integrados;
  • Centralização de informações;
  • Organização e centralização do histórico das atividades desenvolvidas e registros para as próximas Comissões.

Criação de sistemáticas - Comunicação com a comunidade

Benefícios:

  • Divulgação periódica de cursos (via site e por e-mails) – Estímulo à capacitação dos funcionários;
  • Pesquisas para avaliação dos cursos “In Company” promovidos pela Comissão T&D - Satisfação do público alvo e avaliação dos contratados;
  • Pesquisas periódicas para a identificação de demandas de cursos – Atendimento das expectativas de capacitação dos servidores;
  • Divulgação das atividades desenvolvidas pelas Comissões a partir da reestruturação do site – Informações claras e transparência das ações.

Criação de mapa estratégico para o T&D

Definição de diretrizes para a gestão vigente.

Benefícios:

  • Direcionamento para as ações das Comissões (por período), estabelecendo metas a serem alcançadas em cada gestão, alinhadas às seguintes estratégias:
  • Eficácia na comunicação: divulgação de cursos e estímulo à capacitação;
  • Integração com a comunidade / Estabelecimento de parcerias internas;
  • Satisfação dos funcionários: atendimento às demandas de treinamentos por meio dos Cursos “In Company”;
  • Uso eficiente / eficaz dos recursos;
  • Melhorias no processo e inovações.

 

Melhorias


Comunicação e interação com a comunidade

  • Padronização de textos para e-mails: linguagem simples e objetiva;
  • Revisão textual das informações divulgadas no site da Comissão T&D: atualização, objetividade e clareza para melhor compreensão do conteúdo;
  • Uso de diferentes canais de comunicação para a divulgação de cursos (“In Company”, presenciais, online, pagos e gratuitos) – Estímulo à capacitação dos servidores do Campus;
  • Solicitação de apoio das chefias para adesão dos funcionários aos cursos promovidos pela Comissão.

Divulgação de publicações da comunidade

Espaço reservado no site da CT&D para compartilhar materiais de interesse da comunidade, com informações relevantes para as atividades profissionais e que agreguem valor à capacitação, ao desenvolvimento e à qualidade de vidas das pessoas.


Fortalecimento de parcerias com profissionais da universidade (Compartilhamento de conhecimento e cursos de qualidade / parecer técnico)

  • IQUSP;
  • SIESALQ;
  • PECEGE;
  • FEALQ;
  • Diretoria - ESALQ;
  • Gráfica - ESALQ;
  • Assessoria de Comunicação – ESALQ;
  • Comissão de Saúde Mental da ESALQ.

Implementações no site

  • Melhoria na apresentação do site: atualização e facilidade para a recuperação das informações;
  • Acesso rápido ao sistema informatizado para solicitações de cursos;
  • Melhoria no conteúdo: visibilidade às atividades desenvolvidas pela Comissão e às oportunidades de capacitação aos colaboradores;
  • Inclusão de fotos da equipe: identificação e valorização das participações;
  • Inclusão de imagem da ESALQ e sigla da CT&D: fortalecimento da identidade e estética visual;
  • Divulgação de cursos online e gratuitos no site: acesso à informação e contribuição ao desenvolvimento profissional dos funcionários da ESALQ;
  • Criação de espaço para disponibilidade de material de interesse da comunidade elaborado por colaboradores;
  • Inclusão do menu SUGESTÕES no site da CT&D, para que tenha mais um canal de comunicação permanente e de fácil acesso aos usuários.

Processos

  • Revisão do fluxograma da Comissão;
  • Elaboração de mapa estratégico da Comissão;
  • Elaboração de novo modelo de ata;
  • Revisão textual de documentos para facilitar a compreensão;
  • Compartilhamento do aprendizado e experiência com colegas de outra Unidade;
  • Gestão transparente, incluindo a elaboração de relatório com a descrição das atividades desenvolvidas e as etapas para a informatização do processo;
  • Prestação de contas à Diretoria.

CURSOS


Cursos de 2019 a 2021

Benefícios:

  • 18 cursos/treniamentos "In-Company";
  • 390 participantes dos treinamentos "In Company";
  • 6 solicitações de cursos via sistema informatizado (período da pandemia);
  • 3 solicitações de cursos protocolados;
  • 51 setores contemplados com a capacitação de seus funcionários.