• ESALQ no Projeto Rondon

Enviado em: 12/02/2010 às 15:01:01

Um grupo de dois professores e seis alunos da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ) participou, de 16 de janeiro a 1º de fevereiro, da Operação Centro Nordeste do Projeto Rondon, no município de Santana do Mundaú, no Estado de Alagoas. A coordenação foi do professor Mário Massayuki Inomoto, do departamento de Fitopatologia e Nematologia (LFN), com a colaboração da professora Marta Helena Fillet Spoto, do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN). "Nosso grupo tinha como objetivos capacitar a população e os servidores públicos a utilizarem de forma ecologicamente sustentável os recursos naturais e modernizar as técnicas de produção adotadas, objetivos que foram alcançados por meio de oficinas, palestras, mutirão e dia de campo", conta Inomoto.

Com os servidores municipais, foi realizada uma oficina de capacitação em informática e, entre outras atividades desenvolvidas naquela cidade, o grupo da ESALQ ensinou como produzir, de forma caseira, geleias (laranja-lima, jambo e manga) e doce de carambola, como conservar frutas por meio de desidratador solar e como usar biomassa de banana como substrato alimentar. As ações, ainda, buscaram fomentar a conscientização da população para os problemas ambientais do município, principalmente a poluição e assoreamento do rio, lixo nas ruas e desperdício de água potável.

Em conjunto com uma equipe de estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto Ouro Preto (MG), os alunos da ESALQ realizaram uma palestra sobre importância e uso de plantas medicinais e um mutirão da limpeza, retirando lixo das ruas centrais de Santana do Mundaú. Também em sistema de mutirão, os esalqueanos realizaram plantio de mudas de árvores em uma das ruas da cidade e em um trecho da margem do rio Mundaú. Dessa forma, foram postas em prática oficinas para reutilização de material como mosaico, sabão de óleo de cozinha usado e brinquedos a partir de embalagens de plástico.

Duas palestras foram realizadas com objetivo de contribuir com a melhoria da produção frutífera local, a primeira sobre packing house (casa de embalagem) de frutas e outra sobre manejo de pragas e doenças de frutíferas. Outras atividades de campo foram praticadas no sentido de orientar no manejo de doenças e pragas de frutíferas e no desenvolvimento e manutenção de pequenas hortas.

Para Paulo Roberto de Araújo Berni, aluno do 4º ano de Ciências dos Alimentos, o projeto Rondon foi uma experiência impressionante. "Percebi quanto há para ser feito para melhorar a qualidade de vida de nosso povo. Há também o valor profissional desse projeto, pois aprendemos o significado da responsabilidade de cada ato e descobrimos uma nova forma de agir, de tomar decisões, de trabalhar em grupo e nos dedicarmos com o coração ao trabalho".

A aluna do 4º ano de Gestão Ambiental, Virna Camacho Cabral, afirmou que "o projeto Rondon é importante por ter proporcionado àquela cidade inspiração e momentos em que a própria população se reconhece e se valoriza". Virna reforça ainda que as atividades realizadas não devem ficar registradas somente em relatório e pretende, junto com os colegas, preparar um material de apoio para futuros rondonistas. "Desejamos muito que este tipo de projeto seja mais visado pelos professores e estudantes da ESALQ. Assim estamos planejando preparar um guia com dicas dos principais procedimentos pré-operação e também de um espaço para que os ex-rondonistas da Escola possam apresentar suas experiências".

Participaram da expedição no Nordeste os alunos Danuta Maria de Mattos Vassão (Engenharia Agronômica); Davi Carlos de Jesus Filho (Engenharia Agronômica); Edimar Domingos Filho (Engenharia Florestal); Paulo Roberto de Araújo Berni (Ciências dos Alimentos); Sara Ruiz Hirata (Gestão Ambiental) e Virna Camacho Cabral (Gestão Ambiental).

Santana do Mundaú

Santana do Mundaú foi criada oficialmente em 1960, a partir de território desmembrado de União dos Palmares. O município é o primeiro produtor de bananas de Alagoas, se destaca também na produção de laranjas e está distante cerca de 76km da capital Maceió. De acordo com o Censo Demográfico do IBGE de 2000, a população total do município era de 11.534 de habitantes, distribuídos em uma área de 223,62 km² e, segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000), seu índice de desenvolvimento humano (IDH) é de 0.558.

Texto: Caio Albuquerque

Professores e alunos participaram da Operação Centro Nordeste, no município de Santana do Mundaú (AL)
Crédito: Virna Camacho Cabral

Junto com alunos da Universidade Federal de Ouro Preto, os alunos da ESALQ realizaram um mutirão da limpeza, retirando lixo das ruas centrais da cidade