• Logística: Quanto custa?

Enviado em: 11/03/2010 às 16:01:35

Seminário internacional tem como objetivo expor os impactos dos custos logísticos na cadeia agroindustrial

O impacto dos custos logísticos no preço final dos produtos é de grande importância para a eficiência da cadeia produtiva. No caso das commodities agrícolas, esses custos adquirem contornos ainda mais expressivos, dado o baixo valor agregado associado a esses produtos. Entender com mais detalhes os fatores que interferem e compõem o custo logístico pode ser decisivo quanto ao posicionamento dos produtos agrícolas no mercado interno ou externo. O conhecimento de alternativas e novas tecnologias permitem o estabelecimento de processos logísticos otimizados, os quais contemplem, entre outros, ganhos econômicos e operacionais ao sistema.

Com a finalidade de estimular o pensamento crítico de profissionais, pesquisadores e alunos, possibilitar o diálogo entre os diversos elos abrangidos pelo setor, sinalizar as dificuldades que recaem sobre o sistema e acompanhar as evoluções e tendências verificadas na área, será realizado na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ), em 29 de março, o 7º Seminário Internacional em Logística Agroindustrial, com o tema "Logística: Quanto custa?".

O evento, que acontece das 07h00 às 19h00, no Pavilhão de Engenharia da ESALQ, contará com cinco painéis: Impacto dos custos logísticos na cadeia comercial, Mecanismos de redução de custos logísticos de exportação I, Custo Brasil: infraestrutura portuária, Mecanismos de redução de custos logísticos de exportação II e Impacto da infraestrutura viária nacional sobre os custos de transporte, dois deles seguidos de apresentação de trabalho acadêmico.

A realização é do Grupo ESALQ-LOG, composto por alunos de graduação e de pós-graduação. Em seu site , o grupo disponibiliza a programação do evento, bem como um breve histórico das edições passadas do seminário internacional.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.fealq.org.br . Informações pelo telefone (19) 3429 4580.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar