Critérios de Seleção

 

Proficiência em língua estrangeira

A proficiência em língua estrangeira será exigida durante o processo seletivo. Todas as questões e respostas das provas de conhecimento devem ser em Português e servirão como avaliação da proficiência do candidato estrangeiro na língua portuguesa.

Mestrado

Os candidatos serão avaliados, em caráter eliminatório, através de uma prova escrita de conhecimentos específicos nas áreas de Fisiologia Vegetal, Bioquímica de Plantas e Anatomia Vegetal e uma prova de Inglês. O aluno de mestrado terá que obter nota mínima de 5,0 em todas as provas. O conteúdo e o tempo para realização da prova escrita e da prova de inglês serão divulgados em edital, elaborado pela CCP, na página do programa na Internet e no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Além das provas anteriormente mencionadas, os candidatos participarão de arguição, sem caráter eliminatório ou classificatório, visando orientar quanto aos objetivos e linhas de pesquisa do Programa.

Doutorado

Os candidatos serão avaliados, em caráter eliminatório, através de uma prova escrita de conhecimentos específicos nas áreas de Fisiologia Vegetal, Bioquímica de Plantas e Anatomia Vegetal e uma prova de Inglês. O aluno de doutorado terá que obter nota mínima de 7,0 em todas as provas. O conteúdo e o tempo para realização da prova escrita e da prova de inglês serão divulgados em edital, elaborado pela comissão de exames, na página do programa na Internet e no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Além das provas anteriormente mencionadas, os candidatos participarão de uma arguição, sem caráter eliminatório ou classificatório, visando orientar quanto aos objetivos e linhas de pesquisa do programa.

Doutorado Direto

Os requisitos e a avaliação para o doutorado direto são os mesmos descritos para o doutorado, com exceção da necessidade de apresentar o comprovante de conclusão do mestrado stricto sensu. No entanto, as provas de conhecimento para doutorado e doutorado direto possuem conteúdos diferentes, sendo que o candidato a doutorado direto também terá que obter nota mínima de 7,0 em todas as provas. Além disso, candidatos a doutorado direto devem ter realizado iniciação científica comprovada durante a graduação e ter, pelo menos, uma publicação em periódico como autor principal ou coautor.