Disciplina - detalhe

LCF5904 - Inovação e Integração Universidade-Indústria na Cadeia de Produtos Florestais


Carga Horária

Teórica
por semana
Prática
por semana
Créditos
Duração
Total
3
1
8
15 semanas
120 horas

Docentes responsáveis
Bruno Monteiro Balboni
Humberto de Jesus Eufrade Junior
Luciana Duque Silva

Objetivo
Esta disciplina objetiva introduzir os alunos de recursos florestais ao universo da inovação e de como realizar a interação da pesquisa acadêmica com a indústria; apresentar e discutir a Escala de Maturidade Tecnológica (TRL/MRL), a transição entre os níveis e o papel da universidade pública no contexto da inovação e da geração de conhecimento junto ao setor privado; expor estratégias para inovar com foco na ideação; apresentar o conceito de propriedade intelectual e discutir como protegê-la e quando se deve protegê-la; discutir a importância de interagir com a indústria e como alcançá-la; compreender os métodos de divulgação científica e como produzi-la; discutir o empreendedorismo na cadeia de produtos florestais e oportunidades de empreender; explorar casos reais e atuais dos assuntos abordados.

Conteúdo
1. Apresentação da disciplina: metodologia do ensino adotado, cronograma e métodos de avaliação.
2. O que é Inovação e por que inovar. Onde está a inovação no setor de produtos florestais, relação entre inovação e alta tecnologia, estudo de caso
3. Escala de Maturidade Tecnológica (TRL/MRL). Criação, transição entre níveis, “vale da morte” da escala de maturidade, escalas de atuação da universidade, estudo de caso
4. Criatividade e estratégias para inovar. Técnicas individuais e coletivas; busca por anterioridades.
5. Propriedade intelectual e sua proteção. INPI. O que pode e o que deve ser patenteado. Redação de patentes e o processo de depósito.
6. Inovação na USP. Agência USP de Inovação e seu papel dentro da USP
7. Estratégias de interação com a indústria de produtos florestais. Avaliação de parcerias potenciais, aproximação, contratos de sigilo.
8. Métodos e estratégias de divulgação científica em diferentes mídias sociais, mídia clássica e para diferentes públicos-alvo.
9. Produção textual e audiovisual para divulgação científica. Linguagem, elaboração de roteiro, tomada de imagens, uso de equipamentos acessíveis, edição de vídeo, divulgação.
10. Empreendedorismo e oportunidades na cadeia de produtos florestais. Startups, incubadoras, digitalização do setor.
11. Financiamento e recursos para empreender no Brasil: iniciativa privada, agências de fomento governamentais, fundos internacionais.

Bibliografia
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