Pós graduação em Recursos Florestais ESALQ-USP


Informações gerais

O PPGRF foi criado em 1999 com a fusão de dois Programas de mestrado do Departamento de Ciências Florestais (LCF): o PPG em Ciências Florestais criado em 1976 e o PPG  em Ciência e Tecnologia da Madeira, criado em 1991. Com essa fusão e contando com o apoio de professores e pesquisadores com destaque internacional, ampliaram-se o quadro de docentes e o elenco de disciplinas, o que possibilitou a criação de um programa de bem estruturado em três opções de formação: Conservação de Ecossistemas Florestais, Silvicultura e Manejo Florestal e Tecnologia de Produtos Florestais. Atualmente O programa apresenta forte inserção nacional e internacional, com produção científica de alta qualidade.

Escopo

Proporcionar ambiente educacional de excelência para a formação de recursos humanos capacitados a produzir e divulgar informações inovadoras e de impacto científico, social e econômico que auxiliem na prática da Conservação de Ecossistemas, Produção florestal e Tecnologia de produtos madeireiros e não madeireiros.

Objetivo

Formação de recursos humanos de excelência ao nível de pós-graduação para atuação em instituições públicas e privadas de ensino e ou pesquisa, bem como em empresas do setor produtivo da cadeia florestal. O programa também objetiva proporcionar aos alunos visão empreendedora, oferecendo alternativas de atuação no mercado brasileiro e internacional.

Títulos concedidos

Mestre e Doutor em Ciências, área de concentração em Recursos Florestais

 

 

Próximas defesas


DataHoraCandidatoTítulo do trabalho
24/06/2024
14h00
Bárbara Jossany Gomes de Santana
Mestrado
Perfil da chuva de sementes em diferentes situações ambientais na Mata Atlântica

Banca: Débora Cristina Rother (Presidente), Eliana Cazetta, Marco Aurélio Pizo Ferreira
28/06/2024
08h00
Caio Rodrigues Serafim
Mestrado
Impacto dos usos dos solos no funcionamento físico-hídrico do horizonte superficial do solo no domínio Mata Atlântica

Banca: Débora Cristina Rother (Presidente), Maurício Roberto Cherubin, Sergio Esteban Lozano Baez
05/07/2024
08h00
Ana Flávia Boeni
Doutorado
Avaliação dos benefícios ecológicos e econômicos da Regeneração Natural Assistida em paisagens tropicais degradadas na regulação climática

Banca: Débora Cristina Rother (Presidente), Fernando Ravanini Gardon, Pedro Henrique Santin Brancalion, Ana Paula Moreira Rovedder