Documentação solicitada

A documentação deve estar completa, caso contrário a inscrição não será aceita no processo seletivo. 

  1. Formulário de inscrição assinado e com foto 
  2. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (ver antes item 3 em Condições para a inscrição) no valor de R$ 100,00 (cem reais). O pagamento deve ser feito exclusivamente por meio de boleto bancário do Banco do Brasil. Clique aqui para gerar o boleto.
    - Solicitações de redução da taxa (50%) devem ser enviadas até 10/3/2024, exclusivamente por meio de formulário online. Detalhes » 
    - Candidatos estrangeiros que se encontram no exterior estão dispensados de pagar a taxa no ato de inscrição. Se selecionados, porém, deverão pagá-la ao efetuar a primeira matrícula.
  3. Currículo Vitae na plataforma Lattes (CNPq) atualizado (não anexar documentos comprobatórios)
  4. Histórico Escolar do curso superior contendo média geral e reprovações ("histórico sujo") 
  5. Diploma do curso superior - frente e verso
    - Caso ainda não o possua, apresentar documento comprobatório de colação de grau
    - Caso ainda esteja cursando a graduação, apresentar atestado de possível formando
    Atenção: O candidato que apresentar documento que não o diploma deve ter ciência de que, se aceito no processo seletivo, deverá apresentar no ato da matrícula documento comprobatório cuja data de colação de grau (dia/mês/ano) seja anterior ao último dia de matrícula na ESALQ, sem o que não poderá efetuar a matrícula.
  6. Somente para candidatos ao Doutorado: Histórico Escolar do Mestrado contendo média geral e reprovações ("histórico sujo")
  7. Somente para candidatos ao Doutorado: Diploma do Mestrado - frente e verso
    Caso ainda não o possua, apresentar certificado de defesa indicando o título obtido e respectiva data de homologação (dia/mês/ano)
    Caso ainda esteja cursando o Mestrado, apresentar atestado de previsão de defesa, emitido pelo orientador
    Candidatos ao Doutorado com título de Mestre obtido no exterior deverão apresentar adicionalmente a comprovação de reconhecimento ou equivalência de título
    Atenção: O candidato que apresentar documento que não o diploma deve ter ciência de que, se aceito no processo seletivo, deverá apresentar no ato da matrícula documento comprobatório cuja data de homologação do título seja anterior ao último dia de matrícula na ESALQ, sem o que não poderá efetuar a matrícula.
  8. Projeto de pesquisa vinculado a uma das "Linhas de Pesquisa" do programa (Consulte aqui). O projeto de pesquisa (no máximo 20 páginas digitadas em espaço duplo) deve conter:
  • Título;
  • Resumo (máximo 250 palavras) - apresentar, em forma concisa, a essência do projeto de Dissertação ou Tese, ou seja, a natureza do problema e os materiais e métodos a serem usados;
  • Introdução - deixar claro os antecedentes que justificam o trabalho, podendo incluir informações sobre a natureza e importância do problema, sua relação com outros estudos, suas limitações e objetivos; deve ser apoiada com literatura específica; se possível, deve referenciar as possibilidades de contribuição da pesquisa para o desenvolvimento da área em que se insere o tema pesquisado; finalizar com a indicação do(s) objetivo(s) do trabalho;
  • Material e Métodos - informar, quando pertinente, o local e o período de execução do estudo, a população a ser estudada, os procedimentos de amostragem, os métodos de análise laboratorial, os métodos de análise estatística dos dados; e
  • Plano de trabalho e cronograma de execução.
  • Observação: Os projetos de pesquisa fora deste padrão serão denegados.
  1. É altamente desejável a inclusão do O Termo de Aceite de Orientação (modelo). Isso configura prévia interação do candidato com o potencial orientador, o que é muito importante.

Documentação complementar para candidatos autodeclarados (PAA – Políticas de Ações Afirmativas)

Candidatos que queiram participar das vagas reservadas às políticas de ações afirmativas deverão se autodeclarar através de formulário específico para cada condição, a ser preenchido e juntado aos demais documentos solicitados no processo seletivo.

  • Pretos, pardos, indígenas: formulário de autodeclaração
  • Quilombolas: formulário de autodeclaração
  • Pessoas com deficiência: formulário de autodeclaração
  • Pessoas trans: formulário de autodeclaração
  • Pessoas que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública:
    Formulário de autodeclaração
    - Documento comprobatório de procedência do ensino médio em escola pública (Histórico Escolar de todas as séries do Ensino Médio - frente e verso
  • Pessoas em situação de refúgio, apátridas e portadoras de visto humanitário. Nesta condição, é necessário apresentar o formulário de autodeclaração e comprovação de uma das três condições abaixo:
    a) Condição de refugiado: documento expedido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), devidamente reconhecido pelo governo brasileiro; 
    b) Condição de apátrida: documento expedido pelo órgão competente do Governo Federal; 
    c) Condição de ser portador de visto humanitário:  documento expedido nas hipóteses da legislação aplicável vigente ou possuir autorização de residência/permanência no Brasil, concedida pelo órgão competente do governo brasileiro, decorrente da condição de beneficiário de visto humanitário expedido em conformidade com a legislação nacional. Deverá também possuir, no ato da inscrição e durante todo o processo seletivo, autorização de residência oficial no Brasil. A manutenção da autorização oficial de residência no país será obrigatória também ao longo de toda a duração do curso de Pós-Graduação para o qual a pessoa tenha sido selecionada.

Observações importantes

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais salienta que não há relação de vagas com disponibilidade de bolsas no processo seletivo.

No ato da inscrição, verificar se há disponibilidade de vagas para a subárea pretendida pelo candidato. Não havendo disponibilidade o candidato deverá escolher outra opção, caso contrário, será eliminado automaticamente do processo seletivo.