Pesquisa avalia a eficiência de testes de bioacessibilidade em ambientes urbanos

Autor: 
Alexys Giorgia Friol Boim
Orientador: 
Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni
Programa: 
Solos e Nutrição de Plantas
Curso: 
Doutorado
Data da defesa: 
ter, 27/11/2018 - 08:00

 

Testes in-vitro podem ser usados para estimar a quantidade de determinado elemento que pode ser prejudicial à saúde humana em uma avaliação de risco.

Um estudo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrições de Plantas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) testou a bioacessibilidade humana e absorção por células intestinais de elementos potencialmente nocivos em matrizes ambientais urbanas. De autoria de Alexys Giorgia Friol Boim, o estudo teve orientação do professor Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni, do departamento de Ciência do Solo.

O objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência de testes de bioacessibilidade e biodisponibilidade in-vitro de EPNs em matrizes ambientais urbanas, como solo, sedimentos e solos com rejeito de mineração de chumbo, com diferentes níveis de contaminação, bem como avaliar a influência da mineralogia e da geoquímica dessas matrizes na bioacessibilidade dos EPNs nas vias respiratórias e gastrointestinais.

O resultado da pesquisa mostrou que há uma necessidade de investigação mais detalhada da interação solo-solução, sistema gastrointestinal e respiratório. “Achamos muito importante que estudos sobre a bioacessibilidade dos EPNs em humanos passem a fazer parte de procedimentos de avaliação de risco de áreas potencialmente contaminadas”, completa a pesquisadora.

Este estudo foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e desenvolvido em parceria com pesquisadores da Universidade de Aveiro em Portugal e do Serviço Geológico Britânico na Inglaterra.

Texto: Gabriela Martins Spolidoro
Video: Divisão de Comunicação da Esalq

Foto: Gerhard Waller

Siga-nos

http://www.facebook.com/esalqmidias       http://www.twitter.com/esalqmidias       http://www.instagram.com/esalqmidias