Estudo desenvolvido no PPG Genética e Melhoramento de Plantas identifica regiões do genoma da soja de importância agronômica

Autor: 
Maisa Curtolo
Orientador: 
José Baldin Pinheiro
Programa: 
Genética e Melhoramento de Plantas
Curso: 
Doutorado
Data da defesa: 
seg, 02/04/2018 - 08:00

 

O genoma da soja

Um estudo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq) promete auxiliar nas estratégias de melhoramento da soja brasileira. A autoria é da biotecnóloga Maisa Curtolo, que teve orientação de José Baldin Pinheiro, professor do departamento de Genética da Esalq.

 O estudo utilizou o mapeamento por desequilíbrio de ligação e da busca de sinais de seleção para a identificação de regiões do genoma da soja que possam estar envolvidas no controle de caracteres de importância agronômica. Foram identificados 181 SNPs (Single Nucleotide Polymorphism) associados ao controle de dez importantes caracteres da soja, sendo várias regiões ainda não relatadas em outros estudos, portanto algumas são inéditas. Além disso, regiões ainda não exploradas no genoma das cultivares brasileiras de soja foram observadas pelas análises de sinais de seleção.


Texto: Caio Albuquerque

Maisa Curtolo
Fotos - acima: Gerhard Waller - capa: acervo pessoal de Maisa Curtolo