Grupos de Pesquisa e Extensão

Vinculadas ao Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), existem hoje inúmeras atividades extracurriculares de pesquisa e extensão, desenvolvidas por centro de estudos avançados, programa de educação continuada e grupos de extensão e/ou pesquisa.  São eles:

 

  • CEPEA – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (inicialmente, denominado  Centro de Pesquisa em Economia Agrícola): desde 1981, realiza estudos e desenvolve projetos de pesquisa aplicados à agricultura e ao agronegócio;
  • ESALQ-LOG – Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial: desde a década de 1990, tem como objetivo principal desenvolver projetos aplicados em logística no segmento agroindustrial;
  • PET - GAEA – Programa de Educação Tutorial – Gerenciamento e Administração da Empresa Agrícola (vinculado ao MEC / SESu): desde 1988, procura desenvolver visão crítica e capacidade de aprendizado e comunicação entre os acadêmicos da ESALQ.
  • Economia Florestal – Grupo de Extensão em Economia e Administração – CEPEA Florestal: desde 1997, realiza estudos econômicos sobre o setor e produz mensalmente o Informativo CEPEA Setor Florestal;   
  • ESALQ Júnior Economia: desde 2003, presta serviços de consultoria e extensão em diversas áreas / setores, a exemplo do Índice Semanal da Cesta Básica de Piracicaba e do Índice de Confiança do Varejo de Piracicaba.
  • ADECA – Agronegócios: desde 2003, elabora projetos sobre análise de mercados e viabilidade econômica.
  • GEEDES – Grupo de Estudos e Extensão em Desenvolvimento Econômico e Social: desde 2004, tem o objetivo contribuir para o desenvolvimento local e regional, através de empreendimentos solidários.
  • GEMT – Grupo de Extensão em Mercado de Trabalho Agrícola: desde 2008, desenvolve estudos e projetos de extensão sobre o mercado de trabalho agrícola. E analisa aspectos de sustentabilidade dos biocombustíveis;
  • GESER – Grupo de Estudos em Seguros e Riscos: desde 2009, realiza estudos sobre economia e mercado, tecnologia da informação, monitoramento e estatística e atuária no setor de seguros e riscos.
  • MarkESALQ – Grupo de Pesquisa e Extensão em Marketing - ESALQ: desde 2011, realiza estudos, projetos e promove eventos de extensão em marketing; 
  • GAEES – Grupo Análise e Extensão Econômica e Social: desde 2012, realiza estudos sobre problemas econômicos e sociais, tais como estoque de capital humano, trabalho infantil, educação e transferência de renda.
  • EQUONOMIA – Grupo de Extensão em Equinocultura: desde 2012, promove a divulgação do conhecimento, realiza projetos de pesquisa e extensão sobre o setor.
  • Grupo de Extensão Bandeira Científica ESALQ: desde 2012, elabora projetos de desenvolvimento econômico, social e ambiental, utilizando métodos de intervenção em comunidades.
  • ECOACRA – Grupo de Extensão em Comunicação da Associação da Agricultura Familiar e Agro ecológica de Americana: desde 1989, procura desenvolver - como prática educativa - a relação agricultor familiar / estudante - extensionista.
  • GESP – Grupo de Extensão de São Pedro: desde 1989, estuda a agricultura familiar e pratica extensão rural na COOPAMSP.
  • GEPHAC – Grupo de Extensão e Pesquisa em História da Agricultura e dos Complexos Agroindustriais: desde 2005, promove a divulgação da agricultura e da agroindústria, bem como de suas perspectivas.
  • Grupo Terra – Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Territorialidade Rural e Reforma Agrária: desde 2007, realiza estudos especiais sobre a questão agrária e agroecologia.
  • GECOM – Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação e Comunicação Ambiental: desde 2009, realiza atividades relacionadas à educação ambiental na Bacia do Rio Corumbataí.
  • Grupo de Extensão para Estágio em Educação:  desde 2012 atua na valorização de atividades práticas em informática como instrumento de apoio ao ensino de biologia e ciências agrárias.
  • CAJAN:  GRUPO DE COMERCIALIZAÇÃO JUSTA E CULTURA ALIMENTAR- CAJAN
    O grupo Cajan integra o Núcleo de Agroecologia Nheengatu da ESALQ/USP, tem como objetivo desenvolver atividades de pesquisa e extensão nas temáticas da comercialização justa, circuitos curtos de produção e consumo e políticas públicas para a agricultura familiar. Ademais, o grupo promove a reflexão sobre as diversas possibilidades de alimentação saudável e consumo consciente no dia a dia.
  • AGREMAL: O grupo de pesquisa em Agriculturas Emergentes e Alternativas (AGREMAL) reúne pesquisadores interessados no reconhecimento, práticas, estratégias e valores em torno de atividades agrícolas que se afastam do produtivismo da agricultura convencional.
    Suas abordagens se caracterizam por um caráter multidimensional, contribuindo notadamente com o debate sobre a interdisciplinaridade, vocação do Programa de Pós-Graduação Interunidades (ESALQ-CENA) em Ecologia Aplicada, na qual o grupo está inserido.
    Por outro lado, a intenção deste grupo é igualmente favorecer intercâmbio científico e diálogo com equipes internacionais, particularmente francesas, voltadas ao estudo de temas de interesse comum. Nesta perspectiva, trata-se também de reforçar e enriquecer a formação de jovens pesquisadores.
    Este grupo é inscrito no Cnpq, em seu  Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil. http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0599774052249760

 

 
Português, Brasil
Midias Pessoais Code Field: