11ª Feira de Carreiras reúne empresas e estudantes na ESALQ

Evento foi realizado na Central de Aulas da instituição (Crédito: Gerhard Waller)

Até as 16 horas desta quarta-feira, 10/06, cerca de 400 estudantes, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) e de outras instituições de ensino superior, de Piracicaba e região, haviam passado pela 11ª edição da Feira de Carreiras. O evento, organizado pela ESALQ Jr. Consultoria, reuniu na Central de Aulas da ESALQ 34 profissionais de dez empresas ligadas ao agronegócio, incluindo aí instituições privadas dos setores de máquinas, produtos químicos, agências de intercâmbio cultural e de consultoria, entre outras.

Segundo um dos integrantes da organização do evento, Pedro Lahr, a feira é importante tanto para os estudantes quanto para os expositores. “Já temos uma tradição de 11 edições do evento e as empresas chegam aqui com intenção de conhecer o perfil dos nossos estudantes que poderão certamente, ao se formarem, serem contratados”.

Para afinar o contato com os estudantes, as empresas realizam simulações de processos seletivos, com objetivo de capacitar os futuros profissionais. “Assim nossos estudantes vão criando esse vínculo com o ambiente corporativo”, continua Lahr.

Luis Gustavo Mendes, aluno da Engenharia Agronômica da ESALQ, participou da dinâmica da John Deere e disse que o trabalho em grupo é algo valorizado pelas grandes corporações. “Importante sabermos que eles avaliam ao mesmo tempo o conhecimento técnico e o aspecto comportamental dos profissionais”. Na dinâmica, Mendes aproveitou para conhecer o projeto que irá contratar estagiários para o programa de estágio profissionalizante. “Vou enviar um projeto na área de gestão de frotas e espero ser contemplado”.

Guilherme Hungueria é engenheiro agrônomo formado na ESALQ em 2012 e, hoje, atua como coordenador de marketing na Bayer CropScience. Entre 2010 e 2012, Hungueria visitou a Feira de Carreiras enquanto aluno da graduação. “Essa é uma excelente oportunidade para que os graduandos saibam o que poderão fazer fora da universidade e como construirão suas carreiras”, aponta. Pelo terceiro ano, Hungueria participa agora como expositor e uma das suas funções, na conversa com estudantes, foi mostrar que as grandes empresas podem fazer parte da sua trajetória profissional. “As dinâmicas de seleção que realizamos aqui tem esse propósito, de preparar os alunos e convencê-los de que podem vir a trabalhar em grandes empresas”.

ESALQ Jr. Consultoria – A empresa júnior realizadora da 11ª Feira de Carreiras foi fundada em 1991, sendo a primeira empresa júnior do ramo agrícola. Seu primeiro projeto comercial foi elaborado em 1992 e, desde então, vem se destacando em aparições na mídia e recebendo prêmios nas áreas de qualidade e gestão. Saiba mais em http://www.esalqconsultoriajr.com.br/ .

Texto: Caio Albuquerque
10/06/2015