115 Anos da Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz

Amistoso contra o XV de Piracicaba (crédito: Beatriz Odorcik)
Editoria:

A Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz (AAALQ), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), completou 115 anos. Considerada uma das Atléticas mais antigas do Brasil, a AAALQ foi fundada em 20 de setembro de 1903, com o objetivo de proporcionar os meios necessários para incentivar, apoiar e difundir a prática de esporte entre os alunos da Escola, além de representá-la em competições externas e internas.

Durante a semana de comemorações, a AAALQ proporcionou uma programação, entre elas, uma entrega de donativos, uma apresentação do "História Agora" e fotos das equipes, palestras e homenagens, evento sociais, pedalada solidária e amistosos AAALQ x Universidades

Segundo a Atlética, as práticas esportivas no contexto universitário demonstram retornos imensuráveis aos alunos. Sabendo disso, na noite do dia 20 de setembro, a programação contou com uma série de palestras com objetivo de apresentar aos atletas, alunos e demais participantes, o efeito inclusivo, empreendedor e de ensino de uma vida com esportes.

Os palestrantes Giselda (Ex-atleta da Seleção Brasileira de Basquete), Junior (atua na Casa 1), Vinicius (judoca paraolímpico) e Tiago (sócio fundador da Usina Universitária) falaram sobre temas como inclusão no esporte, deficiência visual e o esporte, empreendimento no esporte. Na mesma noite, ocorreu a sessão solene e homenagens aos órgãos e instituições que contribuíram para a difusão do esporte.

Na tarde do dia 25 de setembro, no Barão da Serra Negra, a Atlética da Esalq também realizou um amistoso festivo aos 115 anos da AAALQ contra o XV de Piracicaba, representado por atletas das categorias Sub-17 e Sub-20. A partida, que remete aos primeiros anos das histórias de ambos, do mesmo modo, comemoração dos 105 anos do XV, terminou com vitória do XV por 9 a 0, com três gols de Hugo, dois de Gustavo Muniz, um de Samuel, um de Matheus Souza, um de Gabriel Spadottin e um de Igor.

Beatriz Odorcik, vice-presidente administrativo da AAALQ, faz parte da Associação desde 2016. “Esse ano a Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz completa 115 anos e uma das atividades para comemorar foi o amistoso contra o XV. É uma vitória participar e jogar no estádio da cidade onde a nossa Universidade fica e mostrar também que mesmo estando na universidade prezamos muito o esporte e queremos difundir muito mais” falou.

O zagueiro da AAALQ, Patrick Rechi Berquó, contou como foi a importância desse jogo “Foi uma experiência nova que adquirimos, jogar contra o clube do XV, mesmo sabendo que o time deles é mais forte. Lutamos, mas não conseguimos o resultado esperado, porém foi uma boa experiência para levar como aprendizado”.

Para o treinador da Atlética da Esalq, Ory Vidor de Castro, o jogo foi uma preparação para os próximos campeonatos da AAALQ. “Foi muito importante para a gente esse jogo, principalmente pelo fato de estarmos às vésperas de uma competição importante, para nos preparar tanto fisicamente quanto tecnicamente e desfrutar dessa oportunidade única de estar jogando em um estádio como esse”.

Ivan Oriani, diretor das categorias de base do XV, disse que os jogos amistosos entre o XV e a Atlética da Esalq são jogos centenários. “O XV contra a Esalq é um jogo centenário, o XV tem 105 anos agora e a AAALQ 115, e para quem estuda os jogos do XV, sabe que desde a década de 1910 esse jogo já existe, ficamos muito lisonjeados com a oportunidade”.

Para fazer parte da Associação Atlética Acadêmica "Luiz de Queiroz", inscreva-se no processo seletivo.

Texto: Gabriela Martins Spolidoro | Estagiária de Jornalismo

Revisão: Caio Albuquerque

01/10/2018

Palavra chave:
115 Anos da Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz, AAALQ, Jogos, atlética