13º SIGA leva a debate a temática: “Nós e as Florestas”

Editoria:

Com o tema “Nós e as Florestas”, entre os dias 20 e 21 de agosto, acontecerá na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) o XIII SIGA – Seminário para Interação em Gestão Ambiental, que tem como propósito criar um espaço para reflexão e debate, direcionado às florestas e seu papel para a sociedade como um todo.

O SIGA chega à sua 13º edição, com a mesma finalidade de quando surgiu, criar debates quanto aos cursos e áreas de amplitude da Gestão Ambiental.  Além disso, o Seminário pode envolver outras finalidades, propondo-se a criar espaços de formação e interação de conhecimentos entre os participantes por meio dos temas abordados, e divulgar para sociedade os métodos que podem ser aplicados na área ambiental.

Com realização do Departamento de Economia, Administração e Sociologia - LES e apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), o debate abordará pontos importantes, como temas centrais das questões ambientais com foco na questão florestal, desmatamento e preservação, atuação do profissional em Gestão Ambiental, colaboração para a formação dos participantes, promover vivências artísticas que tenham sensibilidade para as questões ambientais, e promover a interação entre estudantes e profissionais, possibilitando trocas de experiências e informações.

O evento terá como Coordenador o professor Ricardo Shirota, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia – LES, além dos participantes da mesa de abertura prof. Luiz Gustavo Nussio, Diretor da ESALQ-USP, prof. Thiago Libório Romanelli, Coordenador do Curso de Gestão Ambiental, e Charles Albert Medeiros, da Comissão Organizadora do XIII SIGA.

Programação:

Dia 20 de agosto

7h30 - 8h – Credenciamento
8h - 8h30 – Abertura
Painel I – A Realidade do Desmatamento
8h30 - 9h15 – O Panorama Mundial e o Nacional do Desmatamento
9h15 - 9h55 – Os conflitos das florestas: a expansão da fronteira agrícola e demarcação das terras indígenas
09h55 - 10h10 – Intervalo
10h10 - 10h55 – O Desmatamento Histórico e o Futuro do Cerrado
11h00 - 12h00 – Mesa Redonda – Mudanças Globais e Desmatamento: quais as relações?
11h30 - 12h30 – V SIGA Ciência: Avaliação dos Trabalhos em Pôster: Eixo 1 – Ciências Sociais / Eixo 2 – Administrativas
12h30 - 14h – Intervalo
Painel II – As Políticas para a Preservação
14h - 15h – As políticas ambientais de proteção das matas
15h - 15h45 – O que fazer após o CAR?
15h45 - 16h – Intervalo
16h - 17h – Conservação x Preservação: Qual o Caminho para a Proteção das Florestas?
17h - 18h – Estudo de caso: Mariana

Dia 21 de agosto

Painel III – O Fator Econômico e o Social na Proteção das Matas
8h30 - 9h – Iniciativas privadas em defesa ambiental
9h - 9h30 – SAF – Da restauração florestal à segurança alimentar
9h30 - 10h – Intervalo
10h - 10h30 – Relações Sociais com as Matas
10h30 - 11h – Estudo de Caso: Florestas Plantadas e a Mata Atlântica
11h - 12h – Mesa Redonda: Desmatamento Zero e o Progresso Social
11h30 - 12h30 – V SIGA Ciência: Avaliação dos Trabalhos em Pôster: Eixo 3 – Ciências Ambientais e da Terra / Eixo 4 – Tecnologias
12h30 - 14h – Intervalo
14h - 18h – Minicursos: 1. Tecnologias para Restauração Florestal / 2. Software de mapeamento biótico – A tecnologia e seu apoio / 3. O papel da Educação Ambiental para a sustentabilidade / 4. Gestão de Áreas Protegidas e a Conservação da Biodiversidade / 5 – PSA – Pagamentos por Serviços Ambientais

Inscrições: Clique aqui para se inscrever.

Local: Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia – ESALQ

Contato: (19) 9.9806-6116  E-mail: siga.esalq@gmail.com