25ª Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão acontecerá na ESALQ

Versão para impressãoEnviar por email
Editoria: 

A 25ª Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão acontecerá entre 29 de junho e 3 de julho, das 8h às 19h15, no Departamento de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ). O evento apresentará conceitos, técnicas e inovações associados a Agricultura de Precisão.

A atividade abordará os sistemas de navegação por satélite, sistemas de informação geográfica, mapeamento da produtividade das culturas, monitores e sensores, análises de dados e tomada de decisão, mecanização da aplicação localizada de insumos e assuntos conexos, visando o gerenciamento das lavouras em relação a sua variabilidade espacial e temporal.

As inscrições podem ser realizadas pelo site www.fealq.org.br ou www.agriculturadeprecisao.org.br. Mais informações: (19) 3447-8502.

Programação

  • Introdução à agricultura de precisão: conceituação, recentes desenvolvimentos e novas tendências. 
  • Sistemas de navegação global por satélites - GNSS: GPS, GLONASS e outros sistemas, funcionamento, composição, fontes de erro, receptores, métodos de correção diferencial, aplicações agrícolas, programas computacionais. 
  • Sensoriamento direto e remoto: sensoriamento remoto e suas aplicações para avaliar a variabilidade em lavouras, estado da arte em sensores para solo e plantas. 
  • Monitoramento da variabilidade espacial de atributos do solo e plantas: amostragem para a análise de características físicas e químicas do solo, métodos de amostragem, conceitos de geoestatística para modelagem da variabilidade espacial, interpolações. 
  • Mapeamento da produtividade das culturas: monitores de produtividade, mapas de produtividade, uso dos mapas no gerenciamento das lavouras. 
  • Sistemas de aquisição e processamento de dados utilizando microcomputadores portáteis e programas dedicados. 
  • Sistemas de Informação Geográfica – SIG: definições, SIG para AP, análise e organização de dados na forma de mapas. 
  • Aplicação localizada de insumos: análise de dados e tomada de decisões, estratégias de ação, modos de operação, equipamentos para a aplicação em taxas variáveis. 
  • Uso de GNSS como guia para aeronaves agrícolas e aplicações terrestres em faixas (barra de luzes), sistemas de direção automática (piloto automático) para veículos agrícolas.
  • Contato com o mercado: apresentação de produtos, soluções e serviços por parte das empresas do setor.

Texto: Ana Carolina Brunelli

Revisão: Caio Albuquerque (15/06/2015)

Palavra chave: 
25ª Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão, navegação por satélite