Acervo do Museu de Logística da ESALQ recebe sua segunda doação

A parceria entre o Grupo ESALQ-LOG e a Transvale proporcionou a doação em comodato (crédito: Leo Carlim)

Mais uma doação chegou nesta quarta-feira (19) ao Museu de Logística da ESALQ para integrar o acervo de peças que fizeram parte da história da logística. O segundo “objeto” entregue pelos parceiros do projeto é um caminhão Scania L111S, cedido pela Transvale. O veículo, datado em 1976, é o primeiro caminhão adquirido pela empresa, que atua no serviço de transportes de cargas rodoviárias desde 1975. Armazenado em Cascavel (PR), na sede da companhia, o caminhão viajou até Piracicaba, para então ser exposto no Museu, localizado no campus da Esalq/USP, ao lado do Grupo ESALQ-LOG (Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial).

A parceria entre o Grupo ESALQ-LOG e a Transvale proporcionou a doação em comodato, da mesma forma que aconteceu a doação da bomba de combustível, cedida pelo IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), já localizada na área de construção do Museu. Outras doações, como um empurrador hidroviário, cedido pela Raízen, e uma locomotiva, doada pela Rumo, já foram oficializadas, e devem chegar em breve no campus.

O Museu de Logística é um projeto idealizado pela universidade com o apoio do ESALQ-LOG. Com o objetivo de compartilhar com a sociedade as atividades realizadas no universo da logística, o museu conta com uma área de 3.113 m², anexa ao Grupo, onde serão expostos equipamentos como barcaças, locomotivas, vagões e caminhões, que serão doadas por empresas relacionadas ao mercado agrícola. Além de oferecer grande acervo de equipamentos de transporte utilizados para movimentação de cargas agrícolas nos mais diferentes modais existentes, o museu também poderá ser utilizado para apoiar o entendimento prático das aulas oferecidas pela universidade.

Amanda Wendland
Assessoria de Comunicação ESALQ-LOG