Agrônomos do Paraguai pretendem fundar uma associação de egressos da Esalq

Egressos da pós-graduação da Esalq reunidos na capital paraguaia (acervo Jose Lesme)
Editoria:

Braulio Aranda Centurion, Oscar Eugênio López Gorostiaga e Patrocinio Alonso Jara atuaram como docentes na Universidad Nacional de Asunción, no Paraguai. Pablo Nuñez é técnico do Ministério da Agricultura e Pecuária, também no Paraguai. Daniel Caballero atua em uma empresa paraguaia de criação e melhoramento genético de ovinos. Raúl Torrez ocupou o cargo de Ministro de Agricultura e Pecuária no mesmo país.

O que eles tem em comum?

Além da nacionalidade, todos cursaram, em momentos distintos, um dos programas de pós-graduação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). E o histórico esalqueano acabou unindo um grupo de cerca de trinta profissionais ligados às ciências agrárias no último dia 3 de agosto, na capital do país vizinho.

A reunião aconteceu em um restaurante e o idealizador foi o engenheiro agrônomo José Lesme, que no início deste ano concluiu o mestrado em Fitotecnia na Esalq. “Atualmente somos mais de 40 pessoas no grupo, mas ainda estamos buscando o contato de outros”.

Lesme conta que a ideia de reunir o grupo vai além de relembrar histórias dos tempos de Esalq. “A tentativa é reunir todos que já passaram pela Esalq para formar uma Associação. Ainda não temos definido a denominação, mas seria algo tipo Asociación Paraguaya de Ex-alumnos de la Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (APEALQ), com o propósito de aproximar mestres e doutores da área das Ciências Agrarias do Paraguai”, finaliza.

Segundo Lesme, um novo encontro está sendo programado para o final do ano e, ainda este mês, será definida a comissão diretora da APEALQ, que formalizará o estatuto da associação.

Estiveram presentes no encontro: Alfredo Salinas, Berna Gimenez, Braulio Aranda Centurion, Enrique Robledo, Eugenio Ríos, Gerardo Moreno, José Bonnin, José Lesme, Julio Paniagua, Lorenzo Benitez, Mabel López, Marcos Villalba, Miguel Ruiz Diaz, Nicolás Zarate, Norma Migone, Oscar López Gorostiaga, Oscar Molas, Pablo Núñez, Patrocinio Alonso, Pedro Seall, Ramón Dávalos, Ramón Martínez, Raúl Torres, Ricardo Suárez, Rossmary Santacruz, Rudecindo Vázquez, Salvador Invernizzi e Sergio Burgos.

Texto: Caio Albuquerque (07/08/2019)