A agroecologia e o enfrentamento da insegurança alimentar

Alimentos reunidos pelo Movimento Tô Aqui (acervo Tô Aqui)
Editoria:

Promover um sistema de financiamento coletivo com recursos vindos da sociedade civil para a aquisição de alimentos de produtores rurais, de base familiar e agroecológica, com o propósito de distribuir para comunidades localizadas nas periferias da cidade de Piracicaba.

Este é o mote do Movimento Tô Aqui. A iniciativa reúne voluntários e integrantes de diversas entidades, instituições e coletivos e um projeto desenvolvido na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) tem como objetivo apoiar o movimento nas suas atividades de gestão e planejamento.

Na prática, Luisa Filgueiras Issas, estudante do curso de Gestão Ambiental da Esalq, tem contribuído com as montagens e entregas das cestas verdes e na realização de oficinas e palestras, que costumam acontecer aos finais de semana. Luisa tem a orientação da professora Taitiany Karita Bonzanini, do departamento de Economia, Administração e Sociologia e reforça que a iniciativa se desenvolve por meio de um processo de autogestão, empoderamento e protagonismo dos participantes. “Além da participação na preparação das cestas e outras atividades de gestão, pretendo atuar no desenvolvimento de atividades executivas junto ao elo de comunicação, preparando materiais de divulgação e investindo na comunicação interna”. A orientadora Taitiâny lembra ainda que o projeto de parceria com o movimento teve início em anos anteriores com outra docente da Esalq. "Tudo começou com a professora Laura Martirani, que também era docente do meu departamento e coordenou essa parceria até recentemente. A partir desse ano, a professora Laura deixou a Esalq e gentilmente me convidou para seguir na orientação da iniciativa", explica a professora.

A graduanda busca agora ampliar o engajamento da comunidade do campus e estimular colegas da USP no apoio ao movimento. “a distribuição de cestas verdes fortalece a conexão entre produtores, sociedade civil e comunidades, promovendo discussões sobre soberania e segurança alimentar”, complementa.

Tô Aqui – Integram o movimento entidades como o Centro Cultural Casa do Hip Hop, Secretarias Municipais (de Assistência e Desenvolvimento Social -SMADS e de Secretaria de Agricultura e Abastecimento - SEMA), o Instituto Terra Mater, o Programa Redemoinho, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Comunicação Ambiental (GECOM) da Esalq/USP, Instituto Piracicabano de Estudos e Defesa da Democracia (IPPEDD), entre outros.

Saiba mais e apoie a iniciativa clicando aqui: https://apoia.se/toaquipiracicaba.

Texto: Caio Albuquerque (25/10/23)