Alan Bojanic, representante da FAO no Brasil, participa de debate sobre o "Ano Internacional dos Solos"

Debate ocorre na próxima sexta, 04 de dezembro, às 19h30 no Teatro do Sesc Piracicaba (Reprodução)
Editoria:

O ano de 2015 foi escolhido pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, na sigla em inglês) como o Ano Internacional dos Solos. Nesse contexto, em que o solo é a base da agricultura e sob a temática de que seu uso sustentável garante oferta de alimento para a população mundial, o Sesc Piracicaba promove na próxima sexta, 04 de dezembro, às 19h30, um debate sobre o assunto com a presença de Alan Bojanic, representante da FAO no Brasil, e também dos pesquisadores brasileiros professor Antonio Roque Dechen, coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Bioenergia e Sustentabilidade da Universidade de São Paulo (USP) e docente do Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ),  e o  professor Reinaldo Bertola Cantarutti, Secretário Geral da Sociedade Brasileira do Solo. O encontro é a sétima edição do projeto “Diálogos Sustentáveis”, realizado em parceria com a Assessoria de Comunicação da ESALQ (Acom) / TV USP Piracicaba, tem entrada gratuita e acontecerá no Teatro da Unidade local.“A proposta dessa edição é despertar o interesse sobre o tema a fim de que as pessoas entendam a importância de uma manutenção saudável do solo e abordá-lo também pelo viés das questões sociais já que o tema do Dia Mundial da Alimentação de 2015 foi Proteção Social e Agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural", afirma a programadora da atividade no Sesc Piracicaba, Suellyn Camargo.

Os palestrantes

Alan Bojanic é o representante da FAO no Brasil, engenheiro agrônomo e economista agrícola boliviano; mestre em Economia Agrícola e Ciências Políticas; e doutor em Economia Ambiental. Já liderou as atividades da referida organização no Chile, Costa Rica e no escritório regional para América Latina e Caribe, além de ter sido Coordenador da Equipe Multidisciplinar da FAO para a América do Sul. Com mais de 20 publicações científicas sobre temas agropecuários, florestais e de economia agrária, assumiu a representação do escritório brasileiro em março de 2013.

Professor Reinaldo Bertola Cantarutti é, atualmente, o Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Solos e Nutrição de Plantas, desenvolve pesquisas em dinâmicas do nitrogênio no sistema solo-planta. É também professor associado da Universidade Federal de Viçosa com regime de dedicação exclusiva e presidente da Comissão de Pesquisa do Departamento de Solos da mesma instituição.

Professor Antonio Roque Dechen é coordenador do Núcleo de Apoio a Pesquisa em  Bioenergia e Sustentabilidade da USP, docente do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ e Membro do Conselho do Agronegócio da FIESP. É engenheiro agrônomo pela USP; mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela USP; e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) também pela USP.

Reportagens especiais produzidas pela TV USP Piracicaba sobre o Ano Internacional do Solo

·         O professor Antonio Roque Dechen, do Departamento de Ciência do Solo da USP/ESALQ, explica porque a determinação de 2105 como o Ano Internacional do Solo pela FAO/ONU é importante, e apresenta o Departamento de Ciência do Solo da ESALQ, em Piracicaba/SP: https://www.youtube.com/watch?v=cOUcspclETE

·         A segunda reportagem da série especial vai até o Museu Luiz de Queiroz, na ESALQ, para conhecer a exposição "Sem Solo, Sem Vida" e conversar com o professor Antonio Carlos Azevedo, atual gestor do projeto Solo na Escola, iniciativa de extensão universitária que leva aos jovens estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas da região conhecimentos básicos sobre o solo, suas propriedades e a forma correta de usá-lo e conservá-lo: https://www.youtube.com/watch?v=8zUc-fdCJTo

·         Na terceira matéria da série especial, conversa com o professor Luis Reynaldo Ferracciú Alleoni, do Laboratório de Análises Clínicas do Solo da ESALQ, sobre as propriedades observadas em uma análise de solo e como funciona esse processo:https://www.youtube.com/watch?v=oVJX8gX4sAg