Ato celebra silvicultura urbana na Esalq

Reunião no departamento de Ciências Florestais (crédito: Caio Albuquerque)

A manhã de sábado, 6 de maio de 2023, ficou marcada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) pela reunião de docentes, estudantes e servidores técnicos, que juntos celebraram as contribuições da Esalq para silvicultura urbana.

O ato ocorreu no anfiteatro do Pavilhão de Ciências Florestais e marcou ainda os vinte anos do laboratório de Silvicultura Urbana, coordenado pelo professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho. “Este é um momento importante na trajetória desse laboratório, que reúne profissionais de várias áreas do conhecimento”, frisou o docente, lembrando que entre atuais orientados egressos encontram-se engenheiros agrônomos e florestais, além de biólogos, arquitetos, geofísicos, entre outros profissionais.

Para o chefe do departamento de Ciências Florestais, professor Luiz Carlos Estraviz Rodriguez, a área da silvicultura urbana tem deixado um legado importante. “Essa é uma celebração importante, uma vez que possibilita ao nosso departamento deixar importantes sementes plantadas a partir de estudos e projetos de extensão realizados”.

Entre os presentes, o professor aposentado da Esalq, Marcos Sorrentino, esteve presente como atual coordenador do departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. Na ocasião, ele representou a ministra Marina Silva.

Homenagem – Ao final do ato, fora plantada uma muda de pau-brasil em homenagem ao professor Hilton Tadeu Zarate do Couto, falecido no último diz 18 de abril de 2023. “O professor Hilton foi um pai acadêmico de todos nós envolvidos com a silvicultura urbana na Esalq, pois ele introduziu esse conceito na Esalq”, recordou-se o professor Demóstenes.

Além das homenagens, foi anunciado ainda uma edição especial de um livro que registrará as contribuições da Esalq para a Silvicultura Urbana nos últimos vinte anos.

Texto: Caio Albuquerque (9/5/2023)