Bio na Rua populariza a biologia

Editoria:

Uma feira ao ar livre, com barracas temáticas sobre temas como zoologia, botânica, genética, microbiologia, biologia molecular, ecologia, conservação, restauração florestal e muito mais. Este é o formato da 13ª edição do Bio na Rua, evento que tem como intuito instigar a curiosidade e atrair o olhar das crianças e adultos para o universo da Biologia.

Idealizado em 2001, no Encontro Nacional de Estudantes de Biologia (ENEB), o Bio na Rua tem a proposta de divulgar o papel do profissional biólogo em diferentes cidades do Brasil. Atualmente, o evento é promovido pelos coletivos estudantis de diversas universidades do país.

Em Piracicaba, o Bio na Rua é desenvolvido pelo Centro Acadêmico de Ciências Biológicas (CACB) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) em parceria com a Secretaria de Defesa do Meio Ambiente. Em 2022, o Bio na Rua será realizado no dia 23 de outubro, no Zoológico Municipal de Piracicaba, das 9h às 16h.

O evento tem como objetivo levar à comunidade piracicabana conhecimentos ligados à ciências biológicas, despertando a curiosidade de crianças e adultos, além de cumprir o caráter de extensão universitária previsto nas Instituições de Ensino Superior, bem como mostrar o papel do cientista na sociedade atual.

Desde 2005 o CACB promove o Bio na Rua, e em 2019 contou com a participação de 400 visitantes, sobretudo crianças de 5 a 12 anos e mais de 50 voluntários alunos da universidade.

Nesta edição, o evento contará com mais de 20 grupos expositores, somando mais de 100 voluntários. Para atender o público infantil, a programação contará com atividades como pintura facial e distribuição de brindes. O evento será gratuito e aberto a todas as faixas etárias.

Instagram: @cacb_esalq

Texto: Caio Albuquerque (17/10/2022)