

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) recebeu nesta semana a visita da chapa Nossa USP, formada pela professora Ana Lúcia Duarte Lanna (FAU-USP), candidata a Reitora da USP, e pelo professor Pedro Vitoriano de Oliveira (IQ-USP), candidato a Vice-Reitor. A dupla esteve no campus para dialogar com a comunidade acadêmica e apresentar a plataforma de campanha para o período reitoral 2026–2030.
Durante a visita, os candidatos ressaltaram que a proposta da chapa nasce de suas trajetórias acadêmicas, experiências de gestão em diferentes órgãos da Universidade e de um amplo processo de escuta junto à comunidade USP.
Ana Lúcia Duarte Lanna é professora titular da FAU-USP e referência nas áreas de história das cidades, arquitetura e patrimônio cultural. Ex-diretora do IEB e da FAU, presidiu o Condephaat e, mais recentemente, assumiu a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), estruturando políticas de permanência, saúde mental e combate ao assédio que ganharam reconhecimento nacional e internacional.
Já Pedro Vitoriano de Oliveira é professor titular do IQ-USP, especialista em Química Analítica e ex-diretor do Instituto. Foi Secretário Geral da Universidade e esteve à frente do processo de restauro do Museu do Ipiranga.
Segundo os candidatos, a proposta da Nossa USP busca consolidar uma gestão inovadora, pautada pela inclusão, excelência acadêmica e pelo compromisso com os desafios contemporâneos. (Saiba mais em www.nossausp.com.br)
“Construímos um programa e uma proposta de gestão construída com as pessoas da universidade, com bastante participação, com bastante envolvimento, dando continuidade a projetos importantes que estão sendo implementados, mas transformando a universidade para o seu futuro, para o futuro do País, para que a gente possa efetivamente contribuir com a nossa formação e com a transformação do País”, destacou a candidata à reitoria da USP.
No próximo dia 23 de outubro de 2025, às 14h00, na Sala da Congregação, será realizada a apresentação do Programa de Gestão USP pelas Pessoas. Na ocasião, o Prof. Aluísio Segurado, candidato a Reitor, e a Profa. Liedi Bernucci, candidata a Vice-Reitora, apresentarão suas propostas de gestão para o período de 2026 a 2030, seguidas de espaço para diálogo com a comunidade da Esalq. As eleições para a Reitoria da USP serão realizadas em 27 de novembro.
Texto: Caio Albuquerque (1/10/2025)