Comissão do CBSAF esteve reunida na Esalq

Membros da Comissão Organizadora do XII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

Membros da Comissão Organizadora do XII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (CBSAF) estiveram reunidos ontem, 22/10, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais (SBSAF) e, entre 26 de julho e 1 de agosto de 2020, será realizado no campus da USP em Piracicaba.

“Na pauta do encontro foram definidos que, sob o tema Conciliando pessoas e paradigmas”, serão debatidos e apresentados trabalhos envolvendo políticas públicas, tecnologias e o reconhecimento amplo por parte sociedade da paisagem dos sistemas agroflorestais”, conta o professor Marcos Silveira Bernardes, do departamento de Produção Vegetal, coordenador do evento na Esalq.

O presidente da SBSAF, Ivan Crespo, lembrou que o CBSAF tem como propósito aglutinar pesquisadores, técnicos, extensionistas e produtores e reforçou a importância do evento ocorrer na região Sudeste. “Essa é a segunda edição que ocorrerá na região Sudeste e por isso é significativo pois aqui estamos próximos de centros produtivos importantes na área florestal e agrícola. Sabemos que um congresso realizado aqui pode dar maior visibilidade para o que fazemos e estimular a implantação de novos sistemas agroflorestais na região”.

SAFs – Segundo a Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais, os SAFs são formas de uso ou manejo da terra, nos quais se combinam espécies arbóreas (frutíferas e/ou madeireiras) com cultivos agrícolas e/ou criação de animais, de forma simultânea ou em seqüência temporal e que promovem benefícios econômicos e ecológicos.

O XII CBSAF é promovido pela Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais e realizado em conjunto pela Universidade de São Paulo no seu campus em Piracicaba. A realização deste evento conta com o apoio e participação da Embrapa, Cati, Universidade Federal Fluminense (UFF), entre outros apoiadores.

A programação contará com palestras, mesas redondas, minicursos, exposição de trabalhos e visitas técnicas.

Saiba mais em https://sites.google.com/usp.br/xiicbsaf .

Ivan Crespo é presidente da Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais (crédito: Gerhard Waller)
Palavra chave:
Saf sistemas agroflorestais ciro marcos bernardes