Desafios e Perspectivas da Cultura da Batata-Doce no Brasil é tema de live

Editoria:

A Casa do Produtor Rural (CPRural) aborda os desafios e as perspectivas da batata-doce no Brasil, com o pesquisador científico Dr. Valdemir Antonio Peressin, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e com o Prof. Dr. Paulo Cesar Tavares de Mello, do Departamento de Produção Vegetal, da Esalq. O Engenheiro Agrônomo Matheus Luis Docema e os alunos Leonardo Langoni e Gabriel Andrade Borges, da CPRural, também participarão desta transmissão.

A live acontece nesta próxima quinta, dia 02, às 19h30, no Youtube www.youtube.com, no Canal da Casa do Produtor Rural – Esalq.

A batata-doce é uma planta rústica, de ampla adaptação, alta tolerância à seca e de fácil cultivo. É ainda, uma excelente fonte de energia, minerais, fibras e vitaminas, e pode ser consumida na forma cozida, assada, frita ou na forma de doces.

As raízes possuem diferentes formatos como arredondadas, oblongas, fusiformes ou alongados. Tanto a pele quanto a casca e a polpa podem apresentar coloração variável, roxo, salmão, amarelo, creme ou branco.

No Brasil, a batata-doce é uma das principais hortaliças cultivadas, no último ano, a produção brasileira foi de 741 mil toneladas, em área colhida de 53 mil hectares. Os principais estados produtores são Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraíba e Ceará, que juntos representam mais de 70% da comercialização. No estado de São Paulo, a área cultivada no último ano foi de 8.648 hectares, com produção de mais de 149 mil toneladas e produtividade de 17,23 toneladas por hectare.

A batata-doce é uma importante fonte de renda ao pequeno produtor, devido ao baixo custo de produção e boa aceitabilidade no mercado consumidor. Além disso, o cultivo pode ser uma alternativa na rotação de culturas, principalmente com outras hortaliças como tomate, cenoura, cebola e brássicas, ou com outras culturas anuais.

Agricultores, técnicos agrícolas, pesquisadores, profissionais do setor agropecuário, estudantes e demais interessados nesta live estão convidados a se conectarem no canal da Casa do Produtor Rural e enviarem as suas dúvidas.

Acesse: (https://www.youtube.com/channel/UCnGu1ykaKSLyFws0mhG8l9g)

Sobre a Casa do Produtor Rural

Lançada em 03 de junho de 2005, a Casa do Produtor Rural é um centro de atendimento da Esalq que possui ampla atuação no território nacional. O projeto faz parte do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx), e tem o apoio da Diretoria da Esalq, Prefeitura de Piracicaba, IPECEGE e da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz  FEALQ.

Durante a pandemia a CPRural tem ajudado os produtores rurais a tirarem suas dúvidas relacionadas as mais diversas atividades agrícolas. As mensagens podem ser enviadas ao número de whatsapp (19) 3429-4178 ou pelo e-mail cprural@usp.br

Marcela Matavelli / Coordenadora – Casa do Produtor Rural