Diretoria da Esalq recepciona novos docentes

Novos docentes foram recapcionados na diretoria (crédito: Gerhard Waller)

Ana Claudia dos Santos Luciano é formada em Engenharia Agrícola na Unicamp e, em 2020, ingressou na Esalq como docente no departamento de Engenharia de Biossistemas. “Entrei durante a pandemia e foi muito complicado no início não ter a oportunidade de conhecer pessoalmente as pessoas com as quais eu trabalhava”.

Brunno Cerozi é formado na Esalq em Engenharia Agronômica, passou um período nos EUA e, em 2019, voltou para a sua escola de formação para ser docente no departamento de Zootecnia. “Visualizei na Esalq a oportunidade de desenvolver uma área nova, a aquaponia, vertente incluída nos sistemas integrados de produção”.

Após passar 10 anos na Bélgica e outros dois na Alemanha, a nutricionista Nubia Barbosa Eloy ingressou como professora no departamento de Ciências Biológicas da Esalq. “Aqui na Esalq, entendo que estou inserida em um ambiente propício para desenvolver estudos na minha área de atuação, a Bioquímica de Plantas”.

Esses e outros docentes foram recepcionados na manhã desta terça-feira, 2 de abril, na diretoria da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), por dirigentes da instituição. Parte desses novos docentes estão ingressando na Esalq, inseridos no programa de contratação de docentes anunciado pelo atual reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior. No total, são 876 novos professores que serão contratados nos próximos três anos em toda a universidade. Para a Esalq, serão 61 novos docentes, contratados até 2025.

André Freitas Colaço acabou de chegar no departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq. Foi contratado em março deste ano e atuará com Inteligência Artificial (IA) e Sistemas Inteligentes de Apoio à Tomadas de Decisão. Formou-se na Esalq em 2017 e passou cinco anos como pesquisador na Austrália. “Fiz meu mestrado e doutorado aqui na Esalq e sempre projetei minha trajetória acadêmica sendo desenvolvida aqui”, comenta.

Novos formatos – Além de IA, os novos docentes chegam para o desenvolvimento de áreas estratégicas dentro do ensino de graduação e pós-graduação. “Com a chegada desses novos docentes, estamos não somente repondo lacunas na grade curricular, como possibilitando que novas disciplinas, mais atualizadas e alinhadas às demandas da sociedade sejam oferecidas, bem como novos formatos de ensino cheguem até a sala de aula”, comentou a professora Thais Vieira, diretora da Esalq.

Texto: Caio Albuquerque (2/4/2024)